CARREIRA DE PREVIDENCIA DOS DEPUTADOS A ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CRIADA PELA L. EST. 951/76 E
EXTINTA PELA L. EST. 7.017/91, A QUAL, NO ENTANTO:
A) NOS ARTS. 2. A 6., ASSEGUROU AOS BENEFICIARIOS DAS
PENSÕES, JA ADQUIRIDAS SEGUNDO O REGIME LEGAL DA CARTEIRA EXTINTA,
PASSAREM A INTEGRAR O QUADRO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO
ESTADO E
B) NO ART. 1. E PARS DAS SUAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS,
FACULTOU AOS QUE JA TENHAM CONTRIBUIDO POR MAIS DE SETE ANOS PARA
A REFERIDA CARTEIRA, COMPLETAR O PAGAMENTO FALTANTE PARA PERFAZER O
PERIODO DE CARÊNCIA DE OITO ANOS, ASSIM COMO, AOS QUE JA TENHAM
SUPERADO DITO PERIODO DE CARÊNCIA, A SATISFAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES
NECESSARIAS AO AUMENTO DA PENSÃO CORRESPONDENTE A MAIS UM ANO.
II. ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DOS REFERIDOS ARTS.
2. A 6. E 1. E PARS DAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS DA L. EST. 7.017/91,
POR ALEGADA OFENSA AOS ARTS. 5. (ISONOMIA); 40; 167, VIII; 195, PAR.
5. E 5., XXXVI, DA CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA.
III. CABIMENTO, NO CASO, DA AÇÃO DIRETA, INDEPENDENTEMENTE
DA DECISÃO A TOMAR SOBRE A QUESTÃO, AINDA PENDENTE NO TRIBUNAL,
SOBRE A ADMISSIBILIDADE DO PROCESSO DE CONTROLE DIRETO DA
INCONSTITUCIONALIDADE COM RELAÇÃO A LEIS ANTERIORES A CONSTITUIÇÃO
VIGENTE.
IV. RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES PROPOSTAS QUE, ENTRETANTO, NÃO
DESVELAM INCONSTITUCIONALIDADE EVIDENTE: PLAUSIBILIDADE DA REPLICA
FUNDADA NOS ARTS. 40, PAR. 2. E 24, XII E PAR. 3., DA CONSTITUIÇÃO,
ALÉM DOS DADOS DE DIREITO COMPARADO EM MATÉRIA DE SISTEMA
PREVIDENCIÁRIO ESPECIAL PARA OS PARLAMENTARES.
V. DENEGAÇÃO DA SUSPENSÃO CAUTELAR DOS ARTS. 2. A 6. DA L.
EST. 7.017/91, QUE CUIDAM APENAS DA CONTINUIDADE DE BENEFÍCIOS QUE
JA SE VINHAM PERCEBENDO, EM VIRTUDE DE CONTRIBUIÇÕES DOS
INTERESSADOS, A MAIORIA DAS QUAIS, DE NATUREZA COMPULSORIA.
VI. DEFERIMENTO DA SUSPENSÃO LIMINAR DO ART. 1. E PARS.
DA MESMA L. EST. 7.017/91, QUE JA NÃO OBJETIVAM ASSEGURAR A
CONTINUIDADE DOS EFEITOS CONSUMADOS NA VIGENCIA DA LEI REVOGADA,
MAS A FACULTAR QUE SE CONVERTAM EM DIREITOS NOVOS MERAS
EXPECTATIVAS DE DIREITO.
Ementa
CARREIRA DE PREVIDENCIA DOS DEPUTADOS A ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CRIADA PELA L. EST. 951/76 E
EXTINTA PELA L. EST. 7.017/91, A QUAL, NO ENTANTO:
A) NOS ARTS. 2. A 6., ASSEGUROU AOS BENEFICIARIOS DAS
PENSÕES, JA ADQUIRIDAS SEGUNDO O REGIME LEGAL DA CARTEIRA EXTINTA,
PASSAREM A INTEGRAR O QUADRO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO
ESTADO E
B) NO ART. 1. E PARS DAS SUAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS,
FACULTOU AOS QUE JA TENHAM CONTRIBUIDO POR MAIS DE SETE ANOS PARA
A REFERIDA CARTEIRA, COMPLETAR O PAGAMENTO FALTANTE PARA PERFAZER O
PERIODO DE CARÊNCIA DE OITO ANO...
Data do Julgamento:23/05/1991
Data da Publicação:DJ 14-06-1991 PP-08082 EMENT VOL-01624-01 PP-00024
- RECURSO - JUÍZO PRIMEIRO DE ADMISSIBILIDADE - EXAME DO
CABIMENTO DO ESPECIAL E SILENCIO QUANTO AO EXTRAORDINÁRIO -
IMPUGNAÇÃO DO VÍCIO DE PROCEDIMENTO. A teor do disposto nos artigos
544 do Código de Processo Civil e 313, inciso II, do Regimento
Interno do Supremo Tribunal, o agravo de instrumento tem pertinencia
na hipótese em que a decisão de cognição incompleta mostra-se
negativa. Verificado o silencio, deixando o juízo de admissibilidade
de exercer o competente crivo quanto ao enquadramento, ou não, do
extraordinário no permissivo legal, descabe a via prevista nos
citados artigos, devendo a parte interessada insta-lo ao
pronunciamento via agravo regimental. Conclusão diversa implica
inobservancia da organicidade que preside especialmente o direito
instrumental, substituindo-se o Supremo ao Presidente da Corte de
origem e, o que e pior, com transgressão a direito da parte, via
afastamento da duplicidade de pronunciamentos.::
Ementa
- RECURSO - JUÍZO PRIMEIRO DE ADMISSIBILIDADE - EXAME DO
CABIMENTO DO ESPECIAL E SILENCIO QUANTO AO EXTRAORDINÁRIO -
IMPUGNAÇÃO DO VÍCIO DE PROCEDIMENTO. A teor do disposto nos artigos
544 do Código de Processo Civil e 313, inciso II, do Regimento
Interno do Supremo Tribunal, o agravo de instrumento tem pertinencia
na hipótese em que a decisão de cognição incompleta mostra-se
negativa. Verificado o silencio, deixando o juízo de admissibilidade
de exercer o competente crivo quanto ao enquadramento, ou não, do
extraordinário no permissivo legal, descabe a...
Data do Julgamento:23/04/1991
Data da Publicação:DJ 17-05-1991 PP-06345 EMENT VOL-01620-01 PP-00163
EMENTA: - Intervenção Federal. 2. Representação
do Procurador-Geral da República pleiteando intervenção federal no
Estado de Mato Grosso, para assegurar a observância dos "direitos da
pessoa humana", em face de fato criminoso praticado com extrema
crueldade a indicar a inexistência de "condição mínima", no Estado,
"para assegurar o respeito ao primordial direito da pessoa humana,
que é o direito à vida". Fato ocorrido em Matupá, localidade
distante cerca de 700 km de Cuiabá. 3. Constituição, arts. 34, VII,
letra "b", e 36, III. 4. Representação que merece conhecida, por seu
fundamento: alegação de inobservância pelo Estado-membro do
princípio constitucional sensível previsto no art. 34, VII, alínea
"b", da Constituição de 1988, quanto aos "direitos da pessoa
humana". Legitimidade ativa do Procurador-Geral da República
(Constituição, art. 36, III). 5. Hipótese em que estão em causa
"direitos da pessoa humana", em sua compreensão mais ampla,
revelando-se impotentes as autoridades policiais locais para manter
a segurança de três presos que acabaram subtraídos de sua proteção,
por populares revoltados pelo crime que lhes era imputado, sendo
mortos com requintes de crueldade. 6. Intervenção Federal e
restrição à autonomia do Estado-membro. Princípio federativo.
Excepcionalidade da medida interventiva. 7. No caso concreto, o
Estado de Mato Grosso, segundo as informações, está procedendo à
apuração do crime. Instaurou-se, de imediato, inquérito policial,
cujos autos foram encaminhados à autoridade judiciária estadual
competente que os devolveu, a pedido do Delegado de Polícia, para o
prosseguimento das diligências e averiguações. 8. Embora a extrema
gravidade dos fatos e o repúdio que sempre merecem atos de violência
e crueldade, não se trata, porém, de situação concreta que, por si
só, possa configurar causa bastante a decretar-se intervenção
federal no Estado, tendo em conta, também, as providências já
adotadas pelas autoridades locais para a apuração do ilícito. 9.
Hipótese em que não é, por igual, de determinar-se intervenha a
Polícia Federal, na apuração dos fatos, em substituição à Polícia
Civil de Mato Grosso. Autonomia do Estado-membro na organização dos
serviços de justiça e segurança, de sua competência (Constituição,
arts. 25, § 1º; 125 e 144, § 4º). 10. Representação conhecida mas
julgada improcedente.
Ementa
- Intervenção Federal. 2. Representação
do Procurador-Geral da República pleiteando intervenção federal no
Estado de Mato Grosso, para assegurar a observância dos "direitos da
pessoa humana", em face de fato criminoso praticado com extrema
crueldade a indicar a inexistência de "condição mínima", no Estado,
"para assegurar o respeito ao primordial direito da pessoa humana,
que é o direito à vida". Fato ocorrido em Matupá, localidade
distante cerca de 700 km de Cuiabá. 3. Constituição, arts. 34, VII,
letra "b", e 36, III. 4. Representação que merece conhecida, por seu
fundamento: alegação...
Data do Julgamento:13/03/1991
Data da Publicação:DJ 27-09-1996 PP-36154 EMENT VOL-01843-01 PP-00001
Agravo regimental.
- Não há que se falar em violação ao princípio
constitucional da reserva legal quando o acórdão recorrido se baseia
na legislação ordinaria trabalhista; não fere o preceito
constitucional do direito adquirido a aplicação da Súmula 51 do
Tribunal Superior do Trabalho, sendo de notar-se, ademais, que a
proposito do requisito da idade exigido na regulamentação, se teve
essa exigência como discriminatoria e, portanto, ilegal, o que e
fundamento suficiente, nesse ponto, para a sustentação do aresto
recorrido, e fundamento não atacavel com base no princípio do direito
adquirido; e, finalmente não há como pretender-se que se negou
prestação jurisdicional quando, prestando jurisdição, houve, no dizer
do ora agravante, "obstrução do Recurso de Revista" em face do
não-provimento do agravo regimental.
Agravo regimental a que se nega provimento.
Ementa
Agravo regimental.
- Não há que se falar em violação ao princípio
constitucional da reserva legal quando o acórdão recorrido se baseia
na legislação ordinaria trabalhista; não fere o preceito
constitucional do direito adquirido a aplicação da Súmula 51 do
Tribunal Superior do Trabalho, sendo de notar-se, ademais, que a
proposito do requisito da idade exigido na regulamentação, se teve
essa exigência como discriminatoria e, portanto, ilegal, o que e
fundamento suficiente, nesse ponto, para a sustentação do aresto
recorrido, e fundamen...
Data do Julgamento:12/03/1991
Data da Publicação:DJ 26-04-1991 PP-05096 EMENT VOL-01617-01 PP-00151 RTJ VOL-00135-03 PP-01229
EXTRADIÇÃO. PRESCRIÇÃO DA PRETENSAO PUNITIVA OU DO
"PROCEDIMENTO CRIMINAL". LEIS PORTUGUESA E BRASILEIRA.
EMBORA DEMONSTRADO, NO CASO, PELA PROCURADORIA-GERAL DA
REPUBLICA, O PREENCHIMENTO DE OUTROS REQUISITOS LEGAIS PARA A
EXTRADIÇÃO, DEVE ESTA SER INDEFERIDA, SEJA PORQUE CARACTERIZADA A
PRESCRIÇÃO DA PRETENSAO PUNITIVA, PELA CONJUGAÇÃO DO DIREITO
PORTUGUES E BRASILEIRO (LINHA DO VOTO DO RELATOR, SEGUIDO POR VARIOS
MINISTROS), SEJA PELA APLICAÇÃO PURA E SIMPLES DO DIREITO PORTUGUES
("PRESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO CRIMINAL"), SEGUNDO O VOTO DE OUTROS
MINISTROS.
EXTRADIÇÃO INDEFERIDA, POR VOTAÇÃO UNÂNIME.
Ementa
EXTRADIÇÃO. PRESCRIÇÃO DA PRETENSAO PUNITIVA OU DO
"PROCEDIMENTO CRIMINAL". LEIS PORTUGUESA E BRASILEIRA.
EMBORA DEMONSTRADO, NO CASO, PELA PROCURADORIA-GERAL DA
REPUBLICA, O PREENCHIMENTO DE OUTROS REQUISITOS LEGAIS PARA A
EXTRADIÇÃO, DEVE ESTA SER INDEFERIDA, SEJA PORQUE CARACTERIZADA A
PRESCRIÇÃO DA PRETENSAO PUNITIVA, PELA CONJUGAÇÃO DO DIREITO
PORTUGUES E BRASILEIRO (LINHA DO VOTO DO RELATOR, SEGUIDO POR VARIOS
MINISTROS), SEJA PELA APLICAÇÃO PURA E SIMPLES DO DIREITO PORTUGUES
("PRESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO CRIMINAL"), SEGUNDO O VOTO DE OUTROS
MINISTROS.
EXTRADIÇÃO INDE...
Data do Julgamento:27/02/1991
Data da Publicação:DJ 12-03-1993 PP-03557 EMENT VOL-01695-01 PP-00170
HABEAS CORPUS. Lei de Entorpecentes (Lei 6.368/76). Réu
condenado por infração ao seu art. 14. Direito de apelar em
liberdade. Impossibilidade de interpretação ampliativa do art. 35 que
estabelece restrição a esse direito.::
Ementa
HABEAS CORPUS. Lei de Entorpecentes (Lei 6.368/76). Réu
condenado por infração ao seu art. 14. Direito de apelar em
liberdade. Impossibilidade de interpretação ampliativa do art. 35 que
estabelece restrição a esse direito.::
Data do Julgamento:18/12/1990
Data da Publicação:DJ 15-03-1991 PP-02648 EMENT VOL-01612-02 PP-00317
- ICM. Isenção. Equipamentos vinculados a projeto de
interesse nacional, incentivado. Revogação do beneficio fiscal que
não implica em contrariedade a direito adquirido, uma vez que a
isenção (sem prazo certo e sem condição) e concedida ao contribuinte
de direito e não ao contribuinte de fato, como e a recorrente.
Entendimento fixado pelo Supremo Tribunal em decisão majoritaria de
seu Plenário. Precedente especifico que deve ser observado pelas
Turmas (RE 113.149-7-SP).
RE conhecido e provido.
Ementa
- ICM. Isenção. Equipamentos vinculados a projeto de
interesse nacional, incentivado. Revogação do beneficio fiscal que
não implica em contrariedade a direito adquirido, uma vez que a
isenção (sem prazo certo e sem condição) e concedida ao contribuinte
de direito e não ao contribuinte de fato, como e a recorrente.
Entendimento fixado pelo Supremo Tribunal em decisão majoritaria de
seu Plenário. Precedente especifico que deve ser observado pelas
Turmas (RE 113.149-7-SP).
RE conhecido e provido.
Data do Julgamento:27/11/1990
Data da Publicação:DJ 14-12-1990 PP-15111 EMENT VOL-01606-02 PP-00175
RECURSO EXTRAORDINÁRIO: EXIGÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO, NO ACÓRDÃO
RECORRIDO, DOS TEMAS CONSTITUCIONAIS SUSCITADOS.
2. MANDADO DE SEGURANÇA: DIREITO LIQUIDO E CERTO.
O 'DIREITO LIQUIDO E CERTO', PRESSUPOSTO CONSTITUCIONAL DE
ADMISSIBILIDADE DO MANDADO DE SEGURANÇA, E REQUISITO DE ORDEM
PROCESSUAL, ATINENTE A EXISTÊNCIA DE PROVA INEQUIVOCA DOS FATOS EM
QUE SE BASEAR A PRETENSAO DO IMPETRANTE E NÃO COM A PROCEDENCIA
DESTA, MATÉRIA DE MÉRITO (CF. STF, PLEN., AGRG MS 21.243, 12.9.90).
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO: EXIGÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO, NO ACÓRDÃO
RECORRIDO, DOS TEMAS CONSTITUCIONAIS SUSCITADOS.
2. MANDADO DE SEGURANÇA: DIREITO LIQUIDO E CERTO.
O 'DIREITO LIQUIDO E CERTO', PRESSUPOSTO CONSTITUCIONAL DE
ADMISSIBILIDADE DO MANDADO DE SEGURANÇA, E REQUISITO DE ORDEM
PROCESSUAL, ATINENTE A EXISTÊNCIA DE PROVA INEQUIVOCA DOS FATOS EM
QUE SE BASEAR A PRETENSAO DO IMPETRANTE E NÃO COM A PROCEDENCIA
DESTA, MATÉRIA DE MÉRITO (CF. STF, PLEN., AGRG MS 21.243, 12.9.90).
Data do Julgamento:20/11/1990
Data da Publicação:DJ 07-12-1990 PP-14641 EMENT VOL-01605-02 PP-00257
CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL. DIREITO DE PROPRIEDADE.
CF/1967, ART. 153, Par-22.
I- O acórdão recorrido não negou o direito de propriedade,
mas, simplesmente, em ação vindicatoria, acolheu exceção substancial
de usucapiao extraordinário, a despeito de ser induvidosa a
propriedade primitiva do vindicante, assim decidindo com base na
prova. Incabimento do recurso extraordinário.
II-Agravo regimental improvido.::
Ementa
CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL. DIREITO DE PROPRIEDADE.
CF/1967, ART. 153, Par-22.
I- O acórdão recorrido não negou o direito de propriedade,
mas, simplesmente, em ação vindicatoria, acolheu exceção substancial
de usucapiao extraordinário, a despeito de ser induvidosa a
propriedade primitiva do vindicante, assim decidindo com base na
prova. Incabimento do recurso extraordinário.
II-Agravo regimental improvido.::
Data do Julgamento:06/11/1990
Data da Publicação:DJ 14-12-1990 PP-15111 EMENT VOL-01606-02 PP-00266
AGRAVO REGIMENTAL - MANDADO DE SEGURANÇA -
COLOCAÇÃO EM DISPONIBILIDADE DE SERVIDOR PÚBLICO - SERVIDOR QUE
EXERCEU FUNÇÃO DE DIREÇÃO SINDICAL - INDEFERIMENTO, PELO RELATOR, DA
PETIÇÃO INICIAL - DECISÃO QUE ANALISOU O PRÓPRIO "THEMA DECIDENDUM" -
INADMISSIBILIDADE - AGRAVO PROVIDO.
- Não e processualmente licito ao
Ministro-Relator incursionar, na fase meramente introdutoria do
processo de mandado de segurança, na analise do "thema decidendum",que
constitui, por sua propria essencia, o mérito da causa, a ser objeto
de definitiva apreciação e resolução pelo Plenário do Supremo
Tribunal Federal. A repulsa liminar a pretensão mandamental deduzida
pelo impetrante, sob a alegação de não lhe assistir o direito
material invocado, traduz inversão não autorizada dos termos e fases
do processo.
- A formulação conceitual de direito liquido e
certo, que constitui requisito de cognoscibilidade da ação de mandado
de segurança, encerra, por isso mesmo, uma noção de conteudo
eminentemente processual. Consequencias desse entendimento.
- Poderes processuais do Ministro-Relator.
Limitações. A decisão do Ministro-Relator, que indefere a petição
inicial, Não pode ingressar, em seu conteudo material, na analise e
apreciação do "meritum causae".
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL - MANDADO DE SEGURANÇA -
COLOCAÇÃO EM DISPONIBILIDADE DE SERVIDOR PÚBLICO - SERVIDOR QUE
EXERCEU FUNÇÃO DE DIREÇÃO SINDICAL - INDEFERIMENTO, PELO RELATOR, DA
PETIÇÃO INICIAL - DECISÃO QUE ANALISOU O PRÓPRIO "THEMA DECIDENDUM" -
INADMISSIBILIDADE - AGRAVO PROVIDO.
- Não e processualmente licito ao
Ministro-Relator incursionar, na fase meramente introdutoria do
processo de mandado de segurança, na analise do "thema decidendum",que
constitui, por sua propria essencia, o mérito da causa, a ser objeto
de definitiva aprecia...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. CELSO DE MELLO
Data da Publicação:DJ 15-03-1991 PP-02646 EMENT VOL-01612-01 PP-00093
- 1) É, PARTE LEGÍTIMA, PARA PROPOR AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE, A FEDERAÇÃO NACIONAL DE CATEGORIA ESPECÍFICA,
MESMO COMPREENDIDA NA CATEGORIA MAIS AMPLA DE UMA CONFEDERAÇÃO
EXISTENTE (ART. 103, IX, DA CONSTITUIÇÃO).
2) PARCELAMENTOS URBANOS. LEI Nº. 54, DE 23-11-89, DO DISTRITO
FEDERAL: §. 2. DO ART. 1º., ART. 6º. E § UÚICO, ARTIGOS 7º., 8º E 13º,
EM
CONFRONTO COM OS ARTIGOS 30º, VIII, 32, §. 2º. E 22º, I, DA CONSTITUIÇ
ÃO.
3) RELEVÂNCIA JURÍDICA DA FUNDAMENTAÇÃO, QUE DIZ RESPEITO A
DEMARCAÇÃO DOS LIMITES ENTRE A COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS E DO D.F.
PARA PROMOVER O ORDENAMENTO TERRITORIAL E A DA UNIÃO PARA LEGISLAR
SOBRE DIREITO CIVIL.
4) CAUTELAR DEFERIDA, IGUALMENTE, EM FACE DA CONSISTENTE
ALEGAÇÃO DA EDIÇÃO DE NORMA DE DIREITO PENAL, MEDIANTE LEI LOCAL, E
AINDA PERANTE A MANIFESTA IMPORTÂNCIA SOCIAL DA QUESTÃO HABITACIONAL..
Ementa
- 1) É, PARTE LEGÍTIMA, PARA PROPOR AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE, A FEDERAÇÃO NACIONAL DE CATEGORIA ESPECÍFICA,
MESMO COMPREENDIDA NA CATEGORIA MAIS AMPLA DE UMA CONFEDERAÇÃO
EXISTENTE (ART. 103, IX, DA CONSTITUIÇÃO).
2) PARCELAMENTOS URBANOS. LEI Nº. 54, DE 23-11-89, DO DISTRITO
FEDERAL: §. 2. DO ART. 1º., ART. 6º. E § UÚICO, ARTIGOS 7º., 8º E 13º,
EM
CONFRONTO COM OS ARTIGOS 30º, VIII, 32, §. 2º. E 22º, I, DA CONSTITUIÇ
ÃO.
3) RELEVÂNCIA JURÍDICA DA FUNDAMENTAÇÃO, QUE DIZ RESPEITO A
DEMARCAÇÃO DOS LIMITES ENTRE A COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS E DO D.F.
PARA PROMOVER O O...
Data do Julgamento:29/06/1990
Data da Publicação:DJ 09-12-1994 PP-34080 EMENT VOL-01770-01 PP-00001
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - MEDIDA PROVISÓRIA - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (ART. 62) - NATUREZA JURÍDICA - COMPETÊNCIA NORMATIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS - REEDIÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA PELO CONGRESSO
NACIONAL - SEPARAÇÃO DE PODERES - SUPREMACIA DA ORDEM CONSTITUCIONAL - NECESSIDADE DE SUA PRESERVAÇÃO - MEDIDA PROVISÓRIA N. 190/90 - DISSÍDIOS COLETIVOS - PRESIDENTE DO T.S.T. - POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DA EFICÁCIA DE SENTENCAS NORMATIVAS -
REEDIÇÃO
CARACTERIZADA DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA - LIMINAR CONCEDIDA.
- As medidas provisórias configuram, no direito constitucional positivo brasileiro, uma categoria especial de atos normativos primários emanados do Poder Executivo, que se revestem de força, eficácia e valor de lei.
- Como a função legislativa ordinariamente pertence ao Congresso Nacional, que a exerce por direito próprio, com observância da estrita tipicidade constitucional que define a natureza das atividades estatais, torna-se imperioso assinalar - e advertir
-
que a utilização da medida provisória, por constituir exceção derrogatória do postulado da divisão funcional do poder, subordina-se, em seu processo de conversão legislativa, à vontade soberana do Congresso Nacional.
- O que justifica a edição das medidas provisórias é a existência de um estado de necessidade, que impõe ao Poder Executivo a adoção imediata de providências de caráter legislativo, inalcançáveis segundo as regras ordinárias de legiferação, em face do
próprio "periculum in mora" que certamente decorreria do atraso na concretização da prestação legislativa.
- A plena submissão das medidas provisórias ao Congresso Nacional constitui exigência que decorre do princípio da separação de poderes. O conteúdo jurídico que elas veiculam somente adquirirá estabilidade normativa, a partir do momento em que -
observada a disciplina ritual do procedimento de conversão em lei - houver pronunciamento favorável e aquiescente do único órgão constitucionalmente investido do poder ordinário de legislar, que é o Congresso Nacional.
- Essa manifestação do Poder Legislativo é necessária, é insubstituível e é insuprimível. Por isso mesmo, as medidas provisórias, com a sua publicação no Diário Oficial, subtraem-se ao poder de disposição do Presidente da República e ganham, em
conseqüência, autonomia jurídica absoluta, desvinculando-se, no plano formal, da autoridade que as instituiu.
- A edição de medida provisória gera dois efeitos imediatos. O primeiro efeito é de ordem normativa, eis que a medida provisória - que possui vigência e eficácia imediatas - inova, em caráter inaugural, a ordem jurídica. O segundo efeito é de natureza
ritual, eis que a publicação da medida provisória atua como verdadeira "provocatio ad agendum", estimulando o Congresso Nacional a instaurar o adequado procedimento de conversão em lei.
- A rejeição parlamentar de medida provisória - ou de seu projeto de conversão -, além de desconstituir-lhe "ex tunc" a eficácia jurídica, opera uma outra relevante conseqüência de ordem político-institucional, que consiste na impossibilidade de o
Presidente da República renovar esse ato quase-legislativo, de natureza cautelar.
Modificações secundárias de texto, que em nada afetam os aspectos essenciais e intrínsecos da medida provisória expressamente repudiada pelo Congresso Nacional, constituem expedientes incapazes de descaracterizar a identidade temática que existe entre
o
ato não convertido em lei e a nova medida provisória editada.
- O poder absoluto exercido pelo Estado, sem quaisquer restrições e controles, inviabiliza, numa comunidade estatal concreta, a prática efetiva das liberdades e o exercício dos direitos e garantias individuais ou coletivos. É preciso respeitar, de
modo
incondicional, os parâmetros de atuação delineados no texto constitucional.
- Uma Constituição escrita não configura mera peça jurídica, nem é simples estrutura de normatividade e nem pode caracterizar um irrelevante acidente histórico na vida dos Povos e das Nações. Todos os atos estatais que repugnem à Constituição
expõem-se
à censura jurídica - dos Tribunais, especialmente - porque são írritos, nulos e desvestidos de qualquer validade.
- A Constituição não pode submeter-se à vontade dos poderes constituídos e nem ao império dos fatos e das circunstâncias. A supremacia de que ela se reveste - enquanto for respeitada - constituirá a garantia mais efetiva de que os direitos e as
liberdades não serão jamais ofendidos. Ao Supremo Tribunal Federal incumbe a tarefa, magna e eminente, de velar por que essa realidade não seja desfigurada.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - MEDIDA PROVISÓRIA - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (ART. 62) - NATUREZA JURÍDICA - COMPETÊNCIA NORMATIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS - REEDIÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA PELO CONGRESSO
NACIONAL - SEPARAÇÃO DE PODERES - SUPREMACIA DA ORDEM CONSTITUCIONAL - NECESSIDADE DE SUA PRESERVAÇÃO - MEDIDA PROVISÓRIA N. 190/90 - DISSÍDIOS COLETIVOS - PRESIDENTE DO T.S.T. - POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DA EFICÁCIA DE SENTENCAS NORMATIVAS -
REEDIÇÃO
CARACTERIZADA DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA - LIMINAR CONCEDIDA.
- As medidas provisórias configura...
Data do Julgamento:06/06/1990
Data da Publicação:DJ 16-04-1993 PP-06429 EMENT VOL-01699-01 PP-00009
RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CÓDIGO DE MINERAÇÃO. ALVARA DE
AUTORIZAÇÃO DE PESQUISA. SANADA A FALTA QUE PERMITIRIA O
INDEFERIMENTO DO PEDIDO, NÃO HAVIA MAIS RAZÃO DE ANULAR-SE O ATO DE
OUTORGA. VALIDADE, POR ISSO, DA RECONSIDERAÇÃO DA DECISÃO
ANULATORIA. INEXISTÊNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO OU DE DIREITO DE
PREFERENCIA DA RECORRENTE. MANUTENÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO
IMPUGNADA. RECURSO DESPROVIDO.
Ementa
RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CÓDIGO DE MINERAÇÃO. ALVARA DE
AUTORIZAÇÃO DE PESQUISA. SANADA A FALTA QUE PERMITIRIA O
INDEFERIMENTO DO PEDIDO, NÃO HAVIA MAIS RAZÃO DE ANULAR-SE O ATO DE
OUTORGA. VALIDADE, POR ISSO, DA RECONSIDERAÇÃO DA DECISÃO
ANULATORIA. INEXISTÊNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO OU DE DIREITO DE
PREFERENCIA DA RECORRENTE. MANUTENÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO
IMPUGNADA. RECURSO DESPROVIDO.
Data do Julgamento:27/04/1990
Data da Publicação:DJ 08-06-1990 PP-05240 EMENT VOL-01584-01 PP-00084
MANDADO DE INJUNÇÃO. NATUREZA.
O MANDADO DE INJUNÇÃO NEM AUTORIZA O JUDICIARIO A SUPRIR A OMISSAO
LEGISLATIVA OU REGULAMENTAR, EDITANDO O ATO NORMATIVO OMITIDO, NEM,
MENOS AINDA, LHE PERMITE ORDENAR, DE IMEDIATO, ATO CONCRETO DE
SATISFAÇÃO DO DIREITO RECLAMADO: MAS, NO PEDIDO, POSTO QUE DE
ATENDIMENTO IMPOSSIVEL, PARA QUE O TRIBUNAL O FAÇA, SE CONTEM O
PEDIDO DE ATENDIMENTO POSSIVEL PARA A DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE DA OMISSAO NORMATIVA, COM CIENCIA AO ÓRGÃO
COMPETENTE PARA QUE A SUPRA.
CRÉDITOS JUDICIAIS CONTRA A FAZENDA PÚBLICA: PAGAMENTO PARCELADO
(ADCT, ART. 33): FACULDADE DO PODER EXECUTIVO.
O ART. 33 DO ADCT DE 1988 NÃO OUTORGOU DIREITO AO CREDOR DA FAZENDA
PÚBLICA AO PAGAMENTO PARCELADO NELE PREVISTO, AO CONTRARIO, COMO
FACULDADE DO PODER EXECUTIVO COMPETENTE, EXTINTA COM O TRANSCURSO
DO PRAZO DECADENCIAL DE 180 DIAS SEM DECISÃO A RESPEITO; A OMISSAO
DELA, POR CONSEGUINTE, NÃO DA MARGEM A MANDADO DE INJUNÇÃO.
Ementa
MANDADO DE INJUNÇÃO. NATUREZA.
O MANDADO DE INJUNÇÃO NEM AUTORIZA O JUDICIARIO A SUPRIR A OMISSAO
LEGISLATIVA OU REGULAMENTAR, EDITANDO O ATO NORMATIVO OMITIDO, NEM,
MENOS AINDA, LHE PERMITE ORDENAR, DE IMEDIATO, ATO CONCRETO DE
SATISFAÇÃO DO DIREITO RECLAMADO: MAS, NO PEDIDO, POSTO QUE DE
ATENDIMENTO IMPOSSIVEL, PARA QUE O TRIBUNAL O FAÇA, SE CONTEM O
PEDIDO DE ATENDIMENTO POSSIVEL PARA A DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE DA OMISSAO NORMATIVA, COM CIENCIA AO ÓRGÃO
COMPETENTE PARA QUE A SUPRA.
CRÉDITOS JUDICIAIS CONTRA A FAZENDA PÚBLICA: PAGAMENTO PARCELADO
(ADCT, ART. 33): FACULDADE DO PODE...
Data do Julgamento:21/03/1990
Data da Publicação:DJ 20-04-1990 PP-03047 EMENT VOL-01577-01 PP-00027
- RECURSO DE MANDADO DE SEGURANÇA. MILITAR.
PROMOÇÃO AO POSTO DE BRIGADEIRO-DO-AR. PRETERIÇÃO. TRANSFERENCIA
PARA A RESERVA REMUNERADA. SE A SEGURANÇA ANTERIORMENTE CONCEDIDA
GARANTIU AO IMPETRANTE O RETORNO A ATIVA E O DIREITO DE CONCORRER
A PROMOÇÃO, O QUE EFETIVAMENTE ACONTECEU, NÃO HÁ COMO REVER, AGORA,
A DECISÃO TRANSITA EM JULGADA PARA COLHER EFEITO (DIREITO A EFETIVA
PROMOÇÃO AO POSTO ALMEJADO) QUE, NELA, NÃO SE ENCONTRA. MANDADO DE
SEGURANÇA INDEFERIDO NO TRIBUNAL A QUO. RECURSO DESPROVIDO.
Ementa
- RECURSO DE MANDADO DE SEGURANÇA. MILITAR.
PROMOÇÃO AO POSTO DE BRIGADEIRO-DO-AR. PRETERIÇÃO. TRANSFERENCIA
PARA A RESERVA REMUNERADA. SE A SEGURANÇA ANTERIORMENTE CONCEDIDA
GARANTIU AO IMPETRANTE O RETORNO A ATIVA E O DIREITO DE CONCORRER
A PROMOÇÃO, O QUE EFETIVAMENTE ACONTECEU, NÃO HÁ COMO REVER, AGORA,
A DECISÃO TRANSITA EM JULGADA PARA COLHER EFEITO (DIREITO A EFETIVA
PROMOÇÃO AO POSTO ALMEJADO) QUE, NELA, NÃO SE ENCONTRA. MANDADO DE
SEGURANÇA INDEFERIDO NO TRIBUNAL A QUO. RECURSO DESPROVIDO.
Data do Julgamento:09/03/1990
Data da Publicação:DJ 20-04-1990 PP-03049 EMENT VOL-01577-01 PP-00218
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR. ENTIDADE
DE CLASSE DE ÂMBITO NACIONAL. CORREÇÃO MONETÁRIA.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, PROPOSTA POR ENTIDADE DE
CLASSE DE ÂMBITO NACIONAL (ART. 103, IX, DA C.F. DE 1988), COM
IMPUGNAÇÃO DO ART. 57, 'CAPUT', E SEUS PARAGRAFOS 1. E 2., DA
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE PERNAMBUCO, QUE DISPENSARAM MINI E PEQUENOS
EMPRESARIOS, DO PAGAMENTO DE CORREÇÃO MONETÁRIA PREVISTA EM NEGOCIOS
FINANCEIROS.
ALEGAÇÃO DE OFENSA AOS ARTIGOS 22, INCISOS I E VII, PARAGRAFO ÚNICO,
25, PARAGRAFO 1., 5., INCISO XXXVI, 173, PARAGRAFO 1., DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E AO ART. 11 DO A.D.C.T., POR SE TRATAR
DE NORMAS ESTADUAIS SOBRE DIREITO COMERCIAL E POLITICA DE CRÉDITO,
DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO, POR VIOLAREM O PRINCÍPIO
PROTETOR DO ATO JURÍDICO PERFEITO, POR AFETAREM SOCIEDADES DE
ECONOMIA MISTA, SUJEITAS A REGIME JURÍDICO PRÓPRIO, E POR
EXORBITAREM DA COMPETÊNCIA DA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESTADUAL.
FACE A RELEVÂNCIA JURÍDICA DOS FUNDAMENTOS DA AÇÃO ('FUMUS BONI
SIURIS') E AO RISCO DE GRAVE DANO, DE DIFICIL E INCERTA REPARAÇÃO,
AO PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES QUE ESTIVEREM OBRIGADAS A CUMPRIR AS
NORMAS IMPUGNADAS ('PERICULUM IN MORA'), E INTERESSE DA ORDEM
JURÍDICA, NO ÂMBITO DO DIREITO CIVIL OU COMERCIAL E DA POLITICA DE
CRÉDITO, E DE SE DEFERIR A SUSPENSÃO CAUTELAR DE TAIS DISPOSITIVOS,
ATÉ O JULGAMENTO FINAL DA AÇÃO.
MEDIDA CAUTELAR DEFERIDA.
REFERENDO PELO PLENÁRIO.
Ementa
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR. ENTIDADE
DE CLASSE DE ÂMBITO NACIONAL. CORREÇÃO MONETÁRIA.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, PROPOSTA POR ENTIDADE DE
CLASSE DE ÂMBITO NACIONAL (ART. 103, IX, DA C.F. DE 1988), COM
IMPUGNAÇÃO DO ART. 57, 'CAPUT', E SEUS PARAGRAFOS 1. E 2., DA
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE PERNAMBUCO, QUE DISPENSARAM MINI E PEQUENOS
EMPRESARIOS, DO PAGAMENTO DE CORREÇÃO MONETÁRIA PREVISTA EM NEGOCIOS
FINANCEIROS.
ALEGAÇÃO DE OFENSA AOS ARTIGOS 22, INCISOS I E VII, PARAGRAFO ÚNICO,
25, PARAGRAFO 1., 5., INCISO XXXVI, 173, PARAGRAFO 1., DA
CONSTITUIÇÃO FEDER...
Data do Julgamento:09/02/1990
Data da Publicação:DJ 16-03-1990 PP-01868 EMENT VOL-01573-01 PP-00028
- EMBARGOS DE DIVERGENCIA. CONHECIMENTO E RECEBIMENTO.
DIREITO DE PREFERENCIA. PERDAS E DANOS. JULGAMENTO 'EXTRA PETITA'.
PARA QUE O DIREITO DE PREFERENCIA POSSA RESOLVER-SE EM PERDAS E
DANOS, E MISTER PEDI-LOS, EXPRESSAMENTE, NA INICIAL; NO CASO, NEM
AO MENOS ALTERNATIVAMENTE FORAM POSTULADOS.
EMBARGOS. CONHECIMENTO. PRESSUPOSTOS ATENDIDOS. RECEBIMENTO PARA
JULGAR A AÇÃO IMPROCEDENTE: CARACTERIZAÇÃO DE OFENSA AO ART. 460
DO CPC, RESULTANTE DO ACOLHIMENTO DE CONDENAÇÃO NÃO PEDIDA
INICIALMENTE.
Ementa
- EMBARGOS DE DIVERGENCIA. CONHECIMENTO E RECEBIMENTO.
DIREITO DE PREFERENCIA. PERDAS E DANOS. JULGAMENTO 'EXTRA PETITA'.
PARA QUE O DIREITO DE PREFERENCIA POSSA RESOLVER-SE EM PERDAS E
DANOS, E MISTER PEDI-LOS, EXPRESSAMENTE, NA INICIAL; NO CASO, NEM
AO MENOS ALTERNATIVAMENTE FORAM POSTULADOS.
EMBARGOS. CONHECIMENTO. PRESSUPOSTOS ATENDIDOS. RECEBIMENTO PARA
JULGAR A AÇÃO IMPROCEDENTE: CARACTERIZAÇÃO DE OFENSA AO ART. 460
DO CPC, RESULTANTE DO ACOLHIMENTO DE CONDENAÇÃO NÃO PEDIDA
INICIALMENTE.
Data do Julgamento:08/02/1990
Data da Publicação:DJ 30-03-1990 PP-02340 EMENT VOL-01575-01 PP-00108
- HABEAS CORPUS. SUBSTITUIÇÃO DE PENA CORPORAL POR RESTRITIVA DE
DIREITOS. DECISÃO TRANSITA EM JULGADO.
PEDIDO DE SUBSTITUIÇÃO DE PENA CORPORAL POR RESTRITIVA DE DIREITOS.
DECISÃO TRANSITA EM JULGADO. NÃO SENDO CASO DE NULIDADE ABSOLUTA,
O VÍCIO APONTADO DEVERIA TER SIDO ARGUIDO EM MOMENTO PRÓPRIO, NÃO
SE PODENDO ABSTRAIR A CIRCUNSTANCIA DA COISA JULGADA.
ORDEM INDEFERIDA.
Ementa
- HABEAS CORPUS. SUBSTITUIÇÃO DE PENA CORPORAL POR RESTRITIVA DE
DIREITOS. DECISÃO TRANSITA EM JULGADO.
PEDIDO DE SUBSTITUIÇÃO DE PENA CORPORAL POR RESTRITIVA DE DIREITOS.
DECISÃO TRANSITA EM JULGADO. NÃO SENDO CASO DE NULIDADE ABSOLUTA,
O VÍCIO APONTADO DEVERIA TER SIDO ARGUIDO EM MOMENTO PRÓPRIO, NÃO
SE PODENDO ABSTRAIR A CIRCUNSTANCIA DA COISA JULGADA.
ORDEM INDEFERIDA.
Data do Julgamento:28/11/1989
Data da Publicação:DJ 20-04-1990 PP-03050 EMENT VOL-01577-02 PP-00254
- AÇÃO RESCISÓRIA JULGADA PROCEDENTE EM QUESTÃO DE DIREITO MATERIAL.
PRECLUSA A VIA DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO, POR FALTA DE OPOSIÇÃO
DE AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA O DESPACHO DENEGATORIO, NA HIPÓTESE
PREVISTA NO ART. 325, X, DO REGIMENTO INTERNO.
Ementa
- AÇÃO RESCISÓRIA JULGADA PROCEDENTE EM QUESTÃO DE DIREITO MATERIAL.
PRECLUSA A VIA DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO, POR FALTA DE OPOSIÇÃO
DE AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA O DESPACHO DENEGATORIO, NA HIPÓTESE
PREVISTA NO ART. 325, X, DO REGIMENTO INTERNO.
Data do Julgamento:24/11/1989
Data da Publicação:DJ 09-02-1990 PP-00573 EMENT VOL-01568-01 PP-00110
MANDADO DE INJUNÇÃO. QUESTÃO DE ORDEM SOBRE SUA AUTO-APLICABILIDADE,
OU NÃO.
- EM FACE DOS TEXTOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL RELATIVOS AO MANDADO
DE INJUNÇÃO, E ELE AÇÃO OUTORGADA AO TITULAR DE DIREITO, GARANTIA
OU PRERROGATIVA A QUE ALUDE O ARTIGO 5., LXXI, DOS QUAIS O EXERCÍCIO
ESTA INVIABILIZADO PELA FALTA DE NORMA REGULAMENTADORA, E AÇÃO QUE
VISA A OBTER DO PODER JUDICIARIO A DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE DESSA OMISSAO SE ESTIVER CARACTERIZADA A MORA
EM REGULAMENTAR POR PARTE DO PODER, ÓRGÃO, ENTIDADE OU AUTORIDADE DE
QUE ELA DEPENDA, COM A FINALIDADE DE QUE SE LHE DE CIENCIA DESSA
DECLARAÇÃO, PARA QUE ADOTE AS PROVIDENCIAS NECESSARIAS, A
SEMELHANCA DO QUE OCORRE COM A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
POR OMISSAO (ARTIGO 103, PAR-2., DA CARTA MAGNA), E DE QUE SE
DETERMINE, SE SE TRATAR DE DIREITO CONSTITUCIONAL OPONIVEL CONTRA O
ESTADO, A SUSPENSÃO DOS PROCESSOS JUDICIAIS OU ADMINISTRATIVOS DE
QUE POSSA ADVIR PARA O IMPETRANTE DANO QUE NÃO OCORRERIA SE NÃO
HOUVESSE A OMISSAO INCONSTITUCIONAL.
- ASSIM FIXADA A NATUREZA DESSE MANDADO, E ELE, NO ÂMBITO DA
COMPETÊNCIA DESTA CORTE - QUE ESTA DEVIDAMENTE DEFINIDA PELO ARTIGO
102, I, 'Q' -, AUTO-EXECUTAVEL, UMA VEZ QUE, PARA SER UTILIZADO,
NÃO DEPENDE DE NORMA JURÍDICA QUE O REGULAMENTE, INCLUSIVE QUANTO
AO PROCEDIMENTO, APLICAVEL QUE LHE E ANALOGICAMENTE O PROCEDIMENTO
DO MANDADO DE SEGURANÇA, NO QUE COUBER.
QUESTÃO DE ORDEM QUE SE RESOLVE NO SENTIDO DA AUTO-APLICABILIDADE
DO MANDADO DE INJUNÇÃO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.
Ementa
MANDADO DE INJUNÇÃO. QUESTÃO DE ORDEM SOBRE SUA AUTO-APLICABILIDADE,
OU NÃO.
- EM FACE DOS TEXTOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL RELATIVOS AO MANDADO
DE INJUNÇÃO, E ELE AÇÃO OUTORGADA AO TITULAR DE DIREITO, GARANTIA
OU PRERROGATIVA A QUE ALUDE O ARTIGO 5., LXXI, DOS QUAIS O EXERCÍCIO
ESTA INVIABILIZADO PELA FALTA DE NORMA REGULAMENTADORA, E AÇÃO QUE
VISA A OBTER DO PODER JUDICIARIO A DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE DESSA OMISSAO SE ESTIVER CARACTERIZADA A MORA
EM REGULAMENTAR POR PARTE DO PODER, ÓRGÃO, ENTIDADE OU AUTORIDADE DE
QUE ELA DEPENDA, COM A FINALIDADE DE QUE SE LHE DE CIENCIA DESSA
DECL...
Data do Julgamento:23/11/1989
Data da Publicação:DJ 21-09-1990 PP-09782 EMENT VOL-01595-01 PP-00001