main-banner

Jurisprudência


AgRg no RMS 30371 / AMAGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA2009/0171562-2

Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO COMO AGRAVO REGIMENTAL. PRINCÍPIOS DA FUNGIBILIDADE E DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS. 1. Visando a peça processual ao reexame da decisão monocrática, é possível, em atenção aos princípios da fungibilidade e da instrumentalidade das formas, seu conhecimento como agravo regimental, submetendo-a ao colegiado, nos termos do artigo 259 do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça. NULIDADE. ÓRGÃO COLEGIADO. COMPOSIÇÃO POR JUÍZES CONVOCADOS. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL. VIOLAÇÃO NÃO CONFIGURADA. CONVOCAÇÃO IRREGULAR. INOVAÇÃO RECURSAL. IMPOSSIBILIDADE 1. É entendimento pacífico desta Corte, bem como do STF, não violar o postulado constitucional do juiz natural o julgamento de recurso por órgãos fracionários de tribunais compostos por juízes convocados. 2. A alegada ilegalidade e inconstitucionalidade da convocação dos Magistrados de primeiro grau, por ausência de publicidade, não foi objeto das razões do recurso ordinário, configurando, pois, inovação recursal, vedada em sede de agravo regimental. CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. ART. 97 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. EFEITO INTER PARTES. AUSÊNCIA DE INFLUÊNCIA IN CASU. 1. A declaração de inconstitucionalidade do Decreto n.º 24.022/04, na forma do art. 97 da Constituição Federal, pelo Tribunal local em outros remédios constitucionais, em nada influencia no deslinde da controvérsia trazida a debate, na medida em que foi realizada incidentalmente, não possuindo eficácia erga omnes. PRÊMIO ANUAL DE PRODUTIVIDADE FAZENDÁRIA. NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA DO TETO REMUNERATÓRIO. ART. 37, XI, CF/88 COM REDAÇÃO DADA PELA EC N.º 41/2003. NORMA DE EFICÁCIA PLENA E DE EFEITO IMEDIATO. GARANTIA DA IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS NÃO VIOLADA. DECRETO N.º 24.022/04. AUSÊNCIA DE ESTABELECIMENTO DE TETO LOCAL. RECURSO DESPROVIDO. 1. A parcela remuneratória intitulada Prêmio Anual de Produtividade Fazendária, prevista na Lei Estadual n.º 2.750/02, está sujeita ao redutor do teto remuneratório na forma em que preconizado no inciso XI do artigo 37 da Constituição da República, com a redação dada pela Emenda Constitucional n.º 41/2003. 2. O Supremo Tribunal Federal no julgamento do RE n.º 609.381/GO, sob o regime de repercussão geral, estabeleceu que o teto de retribuição previsto na Emenda Constitucional 41/03 possui eficácia imediata, submetendo às referências de valor máximo nele discriminadas todas as verbas de natureza remuneratória percebidas pelos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ainda que adquiridas de acordo com regime legal anterior, não havendo falar em violação à garantia da irredutibilidade de vencimentos. 3. O Decreto n.º 24.022/04 não estabeleceu teto local de remuneração, mas tão somente determinou a aplicação do artigo 37, inciso XI, da Constituição da República aos servidores da administração. 4. A alegada ausência de lei que fixasse o subsídio do Governador do Estado do Amazonas no período em questão não teria o condão de afastar a incidência do teto remuneratório na verba objeto do mandamus, na medida em que a Emenda Constitucional n.º 41/03 é norma de eficácia plena e auto-aplicável. 5. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no RMS 30.371/AM, Rel. Ministro LEOPOLDO DE ARRUDA RAPOSO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/PE), QUINTA TURMA, julgado em 22/09/2015, DJe 29/09/2015)
Acórdão
A Quinta Turma, por unanimidade, recebeu os embargos de declaração como agravo regimental e lhe negou provimento. Os Srs. Ministros Felix Fischer, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca e Newton Trisotto (Desembargador Convocado do TJ/SC) votaram com o Sr. Ministro Relator.

Data do Julgamento : 22/09/2015
Data da Publicação : DJe 29/09/2015
Órgão Julgador : T5 - QUINTA TURMA
Relator(a) : Ministro LEOPOLDO DE ARRUDA RAPOSO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/PE) (8390)
Informações adicionais : "A Corte Suprema, mesmo antes da Emenda Constitucional n.º 41/2003, já entendia que prêmios e gratificações de produtividade são vantagens diretamente relacionadas ao exercício de cargo público e, pois, se incluem na fixação do teto remuneratório [...]". "[...] esta Corte Superior de Justiça assentou sua jurisprudência no sentido de que não existe direito adquirido ao recebimento de remuneração em quantum superior ao teto estabelecido no art. 37, XI, da CR/88".
Referência legislativa : LEG:FED CFB:****** ANO:1988***** CF-1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ART:00037 INC:00011 ART:00097(ART. 37, INC. XI, COM A REDAÇÃO DADA PELA EMENDA CONSTITUCIONAL41/2003)LEG:FED EMC:000041 ANO:2003LEG:FED RGI:****** ANO:1989***** RISTJ-89 REGIMENTO INTERNO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ART:00259LEG:EST LEI:002750 ANO:2002 UF:AMLEG:EST DEC:024022 ANO:2004 UF:AM
Veja : (EMBARGOS DE DECLARAÇÃO RECEBIDOS COMO AGRAVO REGIMENTAL -PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL) STJ - EDcl no MS 21424-SP(ÓRGÃOS FRACIONADOS - PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL) STF - RE 597133-RS STJ - REsp 1210044-SC, AgRg no REsp 1415839-PR(INOVAÇÃO EM AGRAVO REGIMENTAL - IMPOSSIBILIDADE) STJ - AgRg no RMS 46868-SP, AgRg no RMS 44174-SP(SERVIDOR PÚBLICO - REMUNERAÇÃO - PRÊMIOS E GRATIFICAÇÕES - TETOREMUNERATÓRIO) STF - RE-AGR 235609-PR, RE-AGR 231069-PR, RE-ED 593742-AM(SERVIDOR PÚBLICO - REMUNERAÇÃO SUPERIOR AO TETO REMUNERATÓRIO - DIREITO ADQUIRIDO) STJ - RMS 32258-RJ, RMS 28226-MA, RMS 32001-RJ, AgRg no RMS 26951-CE(SERVIDOR PÚBLICO - TETO REMUNERATÓRIO - EC 41/2003 - EFICÁCIA) STF - RE 609381-GO (REPERCUSSÃO GERAL)(SERVIDOR PÚBLICO - TETO REMUNERATÓRIO - DECRETO DO PODER EXECUTIVO) STF - RE 571276-AM, AR 2138-AM(SERVIDOR PÚBLICO - TETO REMUNERATÓRIO - EC 41/2003 -AUTO-APLICABILIDADE) STJ - AgRg no RMS 27318-RJ
Mostrar discussão