main-banner

Jurisprudência


STF ACO 275 / MT - MATO GROSSO AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA

Ementa
1-COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O PRESSUPOSTO DO ART-119, I, "D" DA CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA E A EXISTÊNCIA DA CAUSA ENTRE A UNIÃO E ESTADO. 2-A LEGITIMIDADE "AD CAUSAM" ATIVA E PASSIVA E UMA DAS CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE DO JULGAMENTO DE MÉRITO. VERIFICANDO-SE PELA PERICIA JUDICIAL QUE O ESTADO DE MATO GROSSO NÃO E PROPRIETARIO DO IMÓVEL SOBRE O QUAL RECAIU A DESAPROPRIAÇÃO PROMOVIDA PELA FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO - FUNAI -, EM QUE INTERVEIO A UNIÃO FEDERAL COMO ASSISTENTE, A CONSEQUENCIA LOGICA E EXCLUIR DO PROCESSO O ESTADO DE MATO GROSSO, DECLARANDO-SE A INCOMPETENCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E ORDENANDO-SE A REMESSA DOS AUTOS A JUSTIÇA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MATO GROSSO. PRECEDENTE: ACOR 142-SP.
Decisão
Julgou-se incompetente o Supremo Tribunal Federal, e determinou-se a remessa dos autos à Justiça Federal do Estado de Mato Grosso, unanimemente. Falou pela Autora o Dr. Joaquim Jair Ximenes Aguiar. Plenário, 09.03.1983.

Data do Julgamento : 09/03/1983
Data da Publicação : DJ 27-05-1983 PP-07532 EMENT VOL-01296-01 PP-00061 RTJ VOL-00107-01 PP-00007
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ALFREDO BUZAID
Parte(s) : AUTORA: FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO - FUNAI ADVS.: JOSÉ CORBELINO, JOAQUIM JAIR XIMENES AGUIAR E OUTROS ASSISTENTE: UNIÃO FEDERAL RÉUS: RICARDO DIAS CAMPOS E OUTROS ADVS.: VICENTE BEZERRA NETO, SÁRGIO GONZAGA DUTRA RÉUS: MÁRIO KUIMURA E OUTROS ADV.: BELMIRO FRANCISCO DE OLIVEIRA LITISCONSORTE PASSIVO: ESTADO DE MATO GROSSO ADV.: ALEXANDRE TAVOLONI JÚNIOR
Mostrar discussão