main-banner

Jurisprudência


STF ACO 318 / MT - MATO GROSSO AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA

Ementa
AÇÃO CÍVEL ORIGINARIA. EXCLUSAO DE PARTE ILEGITIMA 'AD CAUSAM'. AINDA QUANDO NÃO SE HAJA INTERPOSTO RECURSO CONTRA DESPACHO SANEADOR, NÃO OCORRE PRECLUSAO NAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ARTIGO 267, PARAGRAFO 3., DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. EXCLUSAO DO ESTADO DE MATO GROSSO DA AÇÃO, POR NÃO SE ADMITIR DENUNCIAÇÃO DA LIDE 'PER SALTUM', NEM SER ELE LITISCONSORTE ATIVO POR PRETENDER A DEFESA DE DIREITO PRÓPRIO ESTRANHO AO LITIGIO EM CAUSA. QUESTÃO DE ORDEM PELA QUAL SE JULGA O ESTADO DE MATO GROSSO EXCLUIDO DA RELAÇÃO JURÍDICA PROCESSUAL, E, CESSADA, EM CONSEQUENCIA, A COMPETÊNCIA DESTA CORTE, SE DETERMINA A REMESSA DOS AUTOS AO JUÍZO FEDERAL PERANTE O QUAL FOI A AÇÃO PROPOSTA INICIALMENTE.
Decisão
Excluiu-se o Estado de Mato Grosso da lide e determinou-se a remessa dos autos ao Juízo de origem. Decisão unânime. Plenário, em 29.04.87.

Data do Julgamento : 29/04/1987
Data da Publicação : DJ 05-06-1987 PP-11112 EMENT VOL-01464-01 PP-00006
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : AUTORES:FRANCISCO DE OLIVEIRA E S/MULHER ADV: ADAIR PEREIRA LEITE. LITISCONSORTE : ESTADO DO MATO GROSSO ADV: SALVADOR POMPEU DE BARROS FILHO RÉUS: UNIÃO DEFERAL E FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO- FUNAI ADV: JOSÉ CORBELINO
Mostrar discussão