main-banner

Jurisprudência


STF ACO 381 AgR-ED-AgR / PR - PARANÁ AG.REG.NOS EMB.DECL.NO AG.REG.NA AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA

Ementa
RECURSO - TRANSMISSAO VIA TELEX - ASSINATURA E RECONHECIMENTO DA FIRMA. O FATO DE A TRANSMISSAO DO DOCUMENTO TER SIDO FEITA MEDIANTE USO DE APARELHO EXISTENTE NO ESCRITORIO DA PARTE, OU MESMO DO REPRESENTANTE PROCESSUAL QUE A ASSISTE, NÃO AFASTA A NECESSIDADE DE NOTICIA QUANTO A ASSINATURA LANCADA NO ORIGINAL E AO RECONHECIMENTO DA FIRMA DO SUBSCRITOR DA PECA. A NORMA INSERTA NO ARTIGO 374 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NÃO SE APLICA APENAS AS TRANSMISSÕES QUE OCORRAM EM AGENCIAS DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS, SENDO QUE O PREVISTO NO PARAGRAFO ÚNICO ENCERRA FORMALIDADE ESSENCIAL.
Decisão
Por maioria de votos, o Tribunal negou provimento ao agravo regimental, vencidos os Ministros Ilmar Galvão e Carlos Velloso, que lhe davam provimento. Plenário, 20.09.1991.

Data do Julgamento : 20/09/1991
Data da Publicação : DJ 12-03-1993 PP-03556 EMENT VOL-01695-01 PP-00066
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : AGTE. : REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S/A - RFFSA ADVS. : RODOLFO RODRIGUES DE VASCONCELLOS E CARLOS ROBETO O. COSTA AGDOS. : CONSÓRCIO TRANSCON-AMURADA ADVS. : RITA DE CÁSSIA LELLIS DE OLIVEIRA E JOSE GUILHERME VILLELA E : ESTADO DO PARANÁ E UNIÃO FEDERAL
Mostrar discussão