main-banner

Jurisprudência


STF ACO 413 QO / DF - DISTRITO FEDERAL QUESTÃO DE ORDEM NA AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA

Ementa
AÇÃO CÍVEL ORIGINARIA. QUESTÃO DE ORDEM. COMPETÊNCIA. INEXISTÊNCIA DE ALEGADA LITISDEPENDÊNCIA ENTRE AÇÃO CÍVEL ORIGINARIA CUJO OBJETO E A FIXAÇÃO DE LINHA DIVISORIA ENTRE OS ESTADOS DA BAHIA E DE GOIAS E AÇÃO DEMARCATORIA DE PROPRIEDADE RURAL PRIVADA EM QUE O ESTADO DA BAHIA E MERO CONFRONTANTE, POR UM DOS LADOS DA GLEBA DO AUTOR, SITUADA NO ESTADO DE GOIAS. AUSÊNCIA DE INTERESSE JURÍDICO INEQUIVOCO DO ESTADO DA BAHIA QUE AUTORIZE SUA INTERVENÇÃO NO FEITO COMO ASSISTENTE LITISCONSORCIAL. INOBSERVANCIA DAS REGRAS DO ART. 51 E SEGUINTES DO CPC. QUESTÃO DE ORDEM CONHECIDA, DETERMINANDO-SE A EXCLUSAO DO ESTADO DA BAHIA DA RELAÇÃO PROCESSUAL E A REMESSA DOS AUTOS AO JUÍZO DE ORIGEM, DIANTE DA INCOMPETENCIA DO STF PARA O JULGAMENTO DA CAUSA..
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, conheceu da questão de ordem suscitada pelo Sr. Ministro-relator, e excluiu o Estado da Bahia da relação processual e determinou a remessa dos autos ao Juízo de origem, considerando-o competente. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Sydney Sanches. Plenário, 05.12.90.

Data do Julgamento : 05/12/1990
Data da Publicação : DJ 22-02-1991 PP-01258 EMENT VOL-01608-01 PP-00104
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CELIO BORJA
Parte(s) : AUTOR: FRANKLIN HOCHMULLER SILVEIRA ADV: CARLSON ROBERTO PANIAGO COSTA RÉUS: EBER DANTAS E OUTROS, RIO VERDE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA., INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DE GOIÁS - IDAGO, HÉLIO COSTA BECK, ESTADO DA BAHIA ADV:THOMAZ HÉLIO DA SILVA BARROS, HÉLIO COSTA BECK, CLÁUDIO LEDA DE MACEDO E OUTROS E PEDRO GORDILHO
Mostrar discussão