main-banner

Jurisprudência


STF ACO 477 QO / TO - TOCANTINS QUESTÃO DE ORDEM NA AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA

Ementa
LITIGIO ENTRE AUTARQUIA FEDERAL E ESTADO-MEMBRO SOBRE PROPRIEDADE DE TERRAS DEVOLUTAS. QUESTÃO DE ORDEM. - LITIGIO DESSA NATUREZA ENVOLVE QUESTÃO QUE DIZ RESPEITO DIRETAMENTE AO EQUILIBRIO FEDERATIVO, SENDO, PORTANTO, CAUSA QUE INEQUIVOCAMENTE E DA COMPETÊNCIA ORIGINARIA DESTA CORTE NA POSIÇÃO DE TRIBUNAL DA FEDERAÇÃO QUE LHE OUTORGA O ARTIGO 102, I, "F", DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. QUESTÃO DE ORDEM QUE SE RESOLVE PELO RECONHECIMENTO DA COMPETÊNCIA DESTA CORTE PARA O PROCESSO E JULGAMENTO ORIGINARIOS DA PRESENTE AÇÃO.
Decisão
Resolvendo questão de ordem proposta pelo Relator, o Tribunal afirmou a sua competência originário. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Marco Aurélio. Procurador-Geral da República, Dr. Haroldo Ferraz da Nóbrega, na ausência ocasional do Dr. Geraldo Brindeiro. Plenário, 18.10.1995.

Data do Julgamento : 18/10/1995
Data da Publicação : DJ 24-11-1995 PP-40377 EMENT VOL-01810-01 PP-00121
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : AUTOR : INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA ADVS. : EDMUNDO PINTO DE CERQUEIRA E OUTROS RÉUS : ESTADO DE TOCANTINS E OUTRO ADVS. : VALDEVINO DE SOUZA NEVES E OUTRO RÉUS : NILTON AUGUSTO CHAGAS E CÔNJUGE ADV. : VALDEON ROBERTO GLORIA REU : SOCIEDADE DE ARMAZÉNS GERAIS FRONTEIRA DA AMAZÔNIA LTDA.
Mostrar discussão