main-banner

Jurisprudência


STF ADC 18 QO-MC / DF - DISTRITO FEDERAL QUEST. ORD. EM MED. CAUT. AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE

Ementa
EMENTA Questão de ordem. Medida cautelar. Ação declaratória de constitucionalidade. Art. 3º, §2º, inciso I, da Lei nº 9.718/98. COFINS e PIS/PASEP. Base de cálculo. Faturamento (art. 195, inciso I, alínea "b", da CF). Exclusão do valor relativo ao ICMS. Prorrogação da vigência da medida cautelar. Em virtude da proximidade do término do prazo de vigência da medida cautelar (art. 21 da Lei nº 9.868/99), nos mesmos moldes do que decidiu esta Corte na ADPF nº 130-QO, da relatoria do Ministro Carlos Britto, resolve-se a questão de ordem para a extensão da eficácia da liminar por mais 180 (cento e oitenta dias), a contar desta data.
Decisão
O Tribunal, por maioria, resolvendo questão de ordem, prorrogou o prazo da decisão da liminar concedida, nos termos do voto do Relator, vencido o Senhor Ministro Marco Aurélio. Votou o Presidente, Ministro Gilmar Mendes. Plenário, 04.02.2009.

Data do Julgamento : 04/02/2009
Data da Publicação : DJe-071 DIVULG 16-04-2009 PUBLIC 17-04-2009 EMENT VOL-02356-01 PP-00001
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MENEZES DIREITO
Parte(s) : REQTE.(S): PRESIDENTE DA REPÚBLICA ADV.(A/S): ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO INTDO.(A/S): FIEMT - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO ADV.(A/S): VICTOR HUMBERTO MAIZMAN INTDO.(A/S): CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI ADV.(A/S): CASSIO AUGUSTO MUNIZ BORGES E OUTRO(A/S) INTDO.(A/S): CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO - CNC ADV.(A/S): BRUNO MURAT DO PILLAR INTDO.(A/S): CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE - CNT ADV.(A/S): MARCO ANDRÉ DUNLEY GOMES E OUTROS INTDO.(A/S): ESTADO DO ACRE ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ACRE INTDO.(A/S): ESTADO DO AMAZONAS ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO AMAZONAS INTDO.(A/S): ESTADO DA BAHIA ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA INTDO.(A/S): ESTADO DO CEARÁ ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ INTDO.(A/S): ESTADO DE GOIÁS ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE GOIÁS INTDO.(A/S): ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL INTDO.(A/S): ESTADO DO PARÁ ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO PARÁ INTDO.(A/S): ESTADO DA PARAÍBA ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DA PARAÍBA ADV.(A/S): RODRIGO DE SÁ QUEIROGA E OUTRO INTDO.(A/S): ESTADO DE PERNAMBUCO ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO INTDO.(A/S): ESTADO DO PIAUÍ ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO PIAUÍ INTDO.(A/S): ESTADO DO RIO DE JANEIRO ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INTDO.(A/S): ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE INTDO.(A/S): ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL INTDO.(A/S): ESTADO DE SANTA CATARINA ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA INTDO.(A/S): ESTADO DE SÃO PAULO ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INTDO.(A/S): ESTADO DE SERGIPE ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SERGIPE INTDO.(A/S): DISTRITO FEDERAL ADV.(A/S): PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL
Mostrar discussão