main-banner

Jurisprudência


STF ADI 1061 QO / BA - BAHIA QUESTÃO DE ORDEM NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade. Questão de ordem. - Esta Corte já firmou o entendimento (assim, a título de exemplo, na ADIQO 612 e na ADIQO 2.290) de que, havendo a cessação superveniente, inclusive por auto-revogação, da norma jurídica impugnada por meio de ação direta de inconstitucionalidade, esta fica prejudicada por perda de seu objeto. - No caso, como salientou o parecer da Procuradoria-Geral da República, o dispositivo legal impugnado, por ter sua vigência limitada no tempo - o exercício de 1994 - se auto-revogou ao término dele. Questão de ordem que se resolve dando-se por prejudicada a presente ação direta de inconstitucionalidade, ficando cassada, em conseqüência, a liminar concedida.
Decisão
O Tribunal declarou o prejuízo da ação direta de inconstitucionalidade e cassou a liminar. Votou o Presidente, o Senhor Ministro Marco Aurélio. Decisão unânime. Impedido o Senhor Ministro Ilmar Galvão. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenário, 19.06.2002.

Data do Julgamento : 19/06/2002
Data da Publicação : DJ 09-08-2002 PP-00067 EMENT VOL-02077-01 PP-00022
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : REQTE. : PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA REQDO. : ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA ADVDA. : MANUELLA DA SILVA NONÔ ADVDA. : CANDICE LAVOCAT GALVÃO JOBIM ADVDO. : LEANDRO FELIPE BUENO
Mostrar discussão