main-banner

Jurisprudência


STF ADI 1143 MC / AP - AMAPÁ MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA. LIMINAR. ALTERAÇÃO DE LIMITES TERRITORIAIS DE MUNICÍPIOS. FALTA DE PLEBISCITO. ART. 18, 4., DA CARTA DA REPUBLICA. A alteração de limites entre os territorios de dois municípios vizinhos encerra a hipótese de desmembramento, cuja efetivação depende de lei estadual, observados os requisitos da legislação complementar respectiva, sem prejuizo de previa consulta plebiscitaria junto as populações diretamente interessadas. Ausência de plebiscito a demonstrar a plausibilidade da tese de inconstitucionalidade que, associada a conveniencia de serem afastadas as consequencias inerentes a alteração do statu quo político-institucional, especialmente para o cotidiano dos habitantes da localidade, justifica a suspensão da lei até o julgamento final do processo. Medida cautelar deferida.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal deferiu o pedido de medida liminar para suspender, até a decisão final da ação, a eficácia da Lei n. 175, de 27.9.94, do Estado do Amapá. Votou o Presidente. Plenário, 21.10.94.

Data do Julgamento : 21/10/1994
Data da Publicação : DJ 19-12-1994 PP-35181 EMENT VOL-01772-02 PP-00329
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : REQTE.(S): GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAPÁ ADV.(A/S): PAULO DE TARSO DIAS KLAUTAU INTDO.(A/S): ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAPÁ ADV.(A/S): LINDOVAL QUEIROZ ALCÂNTARA
Mostrar discussão