main-banner

Jurisprudência


STF ADI 1156 MC / PB - PARAÍBA MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE, COM PEDIDO DE SUSPENSÃO LIMINAR, DO PAR. 2. DO ARTIGO 2.; DO PAR. 1. DO ARTIGO 4.; DO ARTIGO 5. E SEUS PARS. 1. E 2.; DO ARTIGO 6.; DAS EXPRESSÕES "DE UM EXERCÍCIO FINANCEIRO PARA O SUBSEQUENTE, SENDO ATUALIZADOS, POR RESOLUÇÃO DO TRIBUNAL PLENO, NAS MESMAS CONDIÇÕES E DATAS EM QUE OCORREREM REAJUSTES PARA OS DEPUTADOS ESTADUAIS", CONSTANTES DO ART. 8; DO ART. 11; DO PARAGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 14; DO ARTIGO 15; E DO INCISO II DO ARTIGO 17, TODOS DA LEI COMPLEMENTAR N. 15, DE 26 DE FEVEREIRO DE 1993, DO ESTADO DA PARAIBA. AÇÃO CONHECIDA EM PARTE - DELA NÃO SE CONHECE QUANTO AO ARTIGO 5., PAR. 1. -, PARA SUSPENDER LIMINARMENTE A EFICACIA "EX NUNC", ATÉ DECISÃO FINAL, DO PAR. 2. DO ARTIGO 2.; DAS EXPRESSÕES "E PROCURADOR DE JUSTIÇA" DO "CAPUT" DO ARTIGO 5.; DAS EXPRESSÕES " OU PROCURADOR DE JUSTIÇA" E "FOREM SUPERIORES A REMUNERAÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL SERÃO REDUZIDOS AO LIMITE DESTA" DO PAR. 2. DO ARTIGO 5.; DO ARTIGO 6.; DAS EXPRESSÕES "DE UM EXERCÍCIO FINANCEIRO PARA O SUBSEQUENTE" DO ARTIGO 8.; DO ARTIGO 11; DO PARAGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 14; DAS EXPRESSÕES "COM BASE NA RECEITA ORCAMENTARIA CORRENTE LIQUIDA, APURADA AO FINAL DE CADA MES" DO ARTIGO 15; E DAS EXPRESSÕES "RESPEITADO O DISPOSTO NO PAR. 2. DO ARTIGO 2." DO INCISO II DO PAR. 1. DO ARTIGO 17, TODOS ESSES DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUALN. 15, DE 26 DE FEVEREIRO DE 1993, DO ESTADO DA PARAIBA.
Decisão
O Tribunal conheceu, em parte, da ação, e nessa parte, deferiu parcialmente o pedido de liminar para suspender, até decisão final da ação, a eficácia do § 2º do art. 2º, vencido o Ministro Ilmar Galvão, que o indeferia; da expressão "e Procurador de Justiça", constante no caput do art. 5º; das expressões "ou Procurador de Justiça" e "forem superiores a remuneração do Deputado Estadual, serão refuzidos ao limite desta, ou", constantes no § 2º do art. 5º; do art. 6º; da expressão "de um exercício financeiro para o subsequentes", constante no art. 8º; do art. 11; do parágrafo único do art. 14; da expressão "com base na receita orçamentária corrente líquida, apurada ao final de cada mês" constante no art. 15; da expressão "respeitado o disposto no § 2º", constante no inciso II do art. 17, todos esses dispositivos da Lei Complementar n. 15, de 26.2.93, do Estado da Paraíba. E, ainda por unanimidade de votos, o Tribunal indeferiu o pedido de medida liminar da suspensão do § 1º do art. 4º, da mesma Lei complementar Estadual. Votou o Presidente. O Ministro Marco Aurélio esteve ausente, ocasionalmente, na votação dos arts. 6º a 17. Plenário, 24.08.95. (Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Néri da Silveira)

Data do Julgamento : 24/08/1995
Data da Publicação : DJ 08-03-1996 PP-06213 EMENT VOL-01819-08 PP-01691
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : REQTE.: PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA REQDO.: GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA PROC.(A/S)(ES): PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DA PARAÍBA REQDO.: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA
Mostrar discussão