STF ADI 1347 MC / DF - DISTRITO FEDERAL MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - INSTRUÇÃO
NORMATIVA - PORTARIAS N. 24/94 E N. 25/94 DO SECRETARIO DE SEGURANÇA
E SAÚDE NO TRABALHO - PREVENÇÃO CONTRA SITUAÇÕES DE DANO NO AMBIENTE
DE TRABALHO - CONTROLE MEDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - ATO DESVESTIDO
DE NORMATIVIDADE QUALIFICADA PARA EFEITO DE IMPUGNAÇÃO EM SEDE DE
CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE - AÇÃO NÃO CONHECIDA.
PARAMETRICIDADE E CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO.
- A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA, EM TEMA DE AÇÃO DIRETA,
QUALIFICA-SE COMO O ÚNICO INSTRUMENTO NORMATIVO REVESTIDO DE
PARAMETRICIDADE, PARA EFEITO DE FISCALIZAÇÃO ABSTRATA DE
CONSTITUCIONALIDADE PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
AÇÃO DIRETA E OFENSA FRONTAL A CONSTITUIÇÃO.
- O CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO, PARA EFEITO DE SUA VALIDA
INSTAURAÇÃO, SUPOE A OCORRENCIA DE SITUAÇÃO DE LITIGIOSIDADE
CONSTITUCIONAL QUE RECLAMA A EXISTÊNCIA DE UMA NECESSARIA RELAÇÃO DE
CONFRONTO IMEDIATO ENTRE O ATO ESTATAL DE MENOR POSITIVIDADE
JURÍDICA E O TEXTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
- REVELAR-SE-A PROCESSUALMENTE INVIAVEL A UTILIZAÇÃO DA
AÇÃO DIRETA, QUANDO A SITUAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE - QUE SEMPRE
DEVE TRANSPARECER IMEDIATAMENTE DO CONTEUDO MATERIAL DO ATO NORMATIVO
IMPUGNADO - DEPENDER, PARA EFEITO DE SEU RECONHECIMENTO, DO PREVIO
EXAME COMPARATIVO ENTRE A REGRA ESTATAL QUESTIONADA E QUALQUER OUTRA
ESPÉCIE JURÍDICA DE NATUREZA INFRACONSTITUCIONAL, COMO OS ATOS
INTERNACIONAIS - INCLUSIVE AQUELES CELEBRADOS NO ÂMBITO DA
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (O.I.T) - QUE JA SE ACHAM
INCORPORADOS AO DIREITO POSITIVO INTERNO DO BRASIL, POIS OS TRATADOS
CONCLUIDOS PELO ESTADO FEDERAL POSSUEM, EM NOSSO SISTEMA NORMATIVO,
O MESMO GRAU DE AUTORIDADE E DE EFICACIA DAS LEIS NACIONAIS.
INTERPRETAÇÃO ADMINISTRATIVA DA LEI E CONTROLE NORMATIVO
ABSTRATO.
- SE A INSTRUÇÃO NORMATIVA, EM DECORRÊNCIA DE MA
INTERPRETAÇÃO DAS LEIS E DE OUTRAS ESPÉCIES DE CARÁTER EQUIVALENTE,
VEM A POSITIVAR UMA EXEGESE APTA A ROMPER A HIERARQUIA NORMATIVA
QUE DEVE OBSERVAR EM FACES DESSES ATOS ESTATAIS PRIMARIOS, AOS QUAIS
SE ACHA VINCULADA POR UM CLARO NEXO DE ACESSORIEDADE, VICIAR-SE-A DE
ILEGALIDADE - E NÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE -, IMPEDINDO, EM
CONSEQUENCIA, A UTILIZAÇÃO DO MECANISMO PROCESSUAL DA FISCALIZAÇÃO
NORMATIVA ABSTRATA. PRECEDENTES: RTJ 133/69 - RTJ 134/559.
- O EVENTUAL EXTRAVASAMENTO, PELO ATO REGULAMENTAR, DOS
LIMITES A QUE SE ACHA MATERIALMENTE VINCULADO PODERA CONFIGURAR
INSUBORDINAÇÃO ADMINISTRATIVA AOS COMANDOS DA LEI. MESMO QUE DESSE
VÍCIO JURÍDICO RESULTE, NUM DESDOBRAMENTO ULTERIOR, UMA POTENCIAL
VIOLAÇÃO DA CARTA MAGNA, AINDA ASSIM ESTAR-SE-A EM FACE DE UMA
SITUAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE MERAMENTE REFLEXA OU OBLIQUA, CUJA
APRECIAÇÃO NÃO SE REVELA POSSIVEL EM SEDE JURISDICIONAL CONCENTRADA.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - INSTRUÇÃO
NORMATIVA - PORTARIAS N. 24/94 E N. 25/94 DO SECRETARIO DE SEGURANÇA
E SAÚDE NO TRABALHO - PREVENÇÃO CONTRA SITUAÇÕES DE DANO NO AMBIENTE
DE TRABALHO - CONTROLE MEDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - ATO DESVESTIDO
DE NORMATIVIDADE QUALIFICADA PARA EFEITO DE IMPUGNAÇÃO EM SEDE DE
CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE - AÇÃO NÃO CONHECIDA.
PARAMETRICIDADE E CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO.
- A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA, EM TEMA DE AÇÃO DIRETA,
QUALIFICA-SE COMO O ÚNICO INSTRUMENTO NORMATIVO REVESTIDO DE
PARAMETRICIDADE, PARA EFEITO DE FISCALIZAÇÃO ABSTRATA DE
CONSTITUCIONALIDADE PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
AÇÃO DIRETA E OFENSA FRONTAL A CONSTITUIÇÃO.
- O CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO, PARA EFEITO DE SUA VALIDA
INSTAURAÇÃO, SUPOE A OCORRENCIA DE SITUAÇÃO DE LITIGIOSIDADE
CONSTITUCIONAL QUE RECLAMA A EXISTÊNCIA DE UMA NECESSARIA RELAÇÃO DE
CONFRONTO IMEDIATO ENTRE O ATO ESTATAL DE MENOR POSITIVIDADE
JURÍDICA E O TEXTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
- REVELAR-SE-A PROCESSUALMENTE INVIAVEL A UTILIZAÇÃO DA
AÇÃO DIRETA, QUANDO A SITUAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE - QUE SEMPRE
DEVE TRANSPARECER IMEDIATAMENTE DO CONTEUDO MATERIAL DO ATO NORMATIVO
IMPUGNADO - DEPENDER, PARA EFEITO DE SEU RECONHECIMENTO, DO PREVIO
EXAME COMPARATIVO ENTRE A REGRA ESTATAL QUESTIONADA E QUALQUER OUTRA
ESPÉCIE JURÍDICA DE NATUREZA INFRACONSTITUCIONAL, COMO OS ATOS
INTERNACIONAIS - INCLUSIVE AQUELES CELEBRADOS NO ÂMBITO DA
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (O.I.T) - QUE JA SE ACHAM
INCORPORADOS AO DIREITO POSITIVO INTERNO DO BRASIL, POIS OS TRATADOS
CONCLUIDOS PELO ESTADO FEDERAL POSSUEM, EM NOSSO SISTEMA NORMATIVO,
O MESMO GRAU DE AUTORIDADE E DE EFICACIA DAS LEIS NACIONAIS.
INTERPRETAÇÃO ADMINISTRATIVA DA LEI E CONTROLE NORMATIVO
ABSTRATO.
- SE A INSTRUÇÃO NORMATIVA, EM DECORRÊNCIA DE MA
INTERPRETAÇÃO DAS LEIS E DE OUTRAS ESPÉCIES DE CARÁTER EQUIVALENTE,
VEM A POSITIVAR UMA EXEGESE APTA A ROMPER A HIERARQUIA NORMATIVA
QUE DEVE OBSERVAR EM FACES DESSES ATOS ESTATAIS PRIMARIOS, AOS QUAIS
SE ACHA VINCULADA POR UM CLARO NEXO DE ACESSORIEDADE, VICIAR-SE-A DE
ILEGALIDADE - E NÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE -, IMPEDINDO, EM
CONSEQUENCIA, A UTILIZAÇÃO DO MECANISMO PROCESSUAL DA FISCALIZAÇÃO
NORMATIVA ABSTRATA. PRECEDENTES: RTJ 133/69 - RTJ 134/559.
- O EVENTUAL EXTRAVASAMENTO, PELO ATO REGULAMENTAR, DOS
LIMITES A QUE SE ACHA MATERIALMENTE VINCULADO PODERA CONFIGURAR
INSUBORDINAÇÃO ADMINISTRATIVA AOS COMANDOS DA LEI. MESMO QUE DESSE
VÍCIO JURÍDICO RESULTE, NUM DESDOBRAMENTO ULTERIOR, UMA POTENCIAL
VIOLAÇÃO DA CARTA MAGNA, AINDA ASSIM ESTAR-SE-A EM FACE DE UMA
SITUAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE MERAMENTE REFLEXA OU OBLIQUA, CUJA
APRECIAÇÃO NÃO SE REVELA POSSIVEL EM SEDE JURISDICIONAL CONCENTRADA.Decisão
Por votação unânime, o Tribunal não conheceu da ação, restando
prejudicado o requerimento de medida liminar. Ausente, ocasionalmente,
o Ministro Sepúlveda Pertence, Presidente. Presidiu o julgamento o
Ministro Celso de Mello,Vice-Presidente (art. 37, I do RISTF).Plenário,
05.10.1995.
Data do Julgamento
:
05/09/1995
Data da Publicação
:
DJ 01-12-1995 PP-41685 EMENT VOL-01811-02 PP-00241
Órgão Julgador
:
Tribunal Pleno
Relator(a)
:
Min. CELSO DE MELLO
Parte(s)
:
REQTE. : CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE - CNT
ADVS. : WILFRIDO AUGUSTO MARQUES E OUTRO
REQDO. : SECRETARIO DE SEGURANÇA E SAUDE NO TRABALHO
Mostrar discussão