main-banner

Jurisprudência


STF ADI 1464 MC / RJ - RIO DE JANEIRO MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade. Falta do requisito da pertinência. - Têm razão as informações quando sustentam que, no caso, falta um dos requisitos da ação direta de inconstitucionalidade que é o da pertinência entre a classe que a autora representa - a dos Delegados de Polícia - e o diploma legal impugnado que a essa classe não diz respeito. - Com efeito, para que haja essa pertinência é necessário que as normas impugnadas se apliquem, direta ou indiretamente, à classe representada pela entidade autora. - Ora, no caso, isso não ocorre. Ação direta de inconstitucionalidade não conhecida.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal não conheceu da ação direta por ilegitimidade ativa da autora e, em conseqüência, prejudicado o pedido de medida liminar. Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, o Ministro Francisco Rezek e, neste julgamento, o Ministro Marco Aurélio. Plenário, 26.09.96.

Data do Julgamento : 26/09/1996
Data da Publicação : DJ 13-12-1996 PP-50159 EMENT VOL-01854-01 PP-00183
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : REQTE. : ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLICIA DO BRASIL-ADEPOL-BRASIL ADVOGADO: WLADIMIR SERGIO REALE REQDO. : GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REQDO. : ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mostrar discussão