main-banner

Jurisprudência


STF ADI 1470 MC / ES - ESPÍRITO SANTO MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
VENCIMENTOS - DELEGADOS DE POLÍCIA - EMENDA A PROJETO DO EXECUTIVO - AUMENTO DE DESPESAS - RELEVÂNCIA E RISCO - LIMINAR EM AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Resultando em aumento de despesas emenda a projeto de competência privativa do Executivo sobre vencimento, exsurge a relevância do pedido de concessão de medida acauteladora. Na dicção da maioria, também concorre o risco de manter-se com plena eficácia o preceito, decorrendo a utilidade da liminar da suspensão imediata dos pagamentos nos moldes alcançados.
Decisão
Por maioria de votos, o Tribunal deferiu o pedido de medida liminar para suspender no Anexo II da LC nº 58, de 28.12.94, do Estado do Espírito Santo, o percentual de 94,34% e suas repercussões a classes superiores atribuído ao Delegado de Polícia Substituto, vencido o Ministro Marco Aurélio (Relator). Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Ministros Francisco Rezek e Celso de Mello. Plenário, 01.7.96.

Data do Julgamento : 01/07/1996
Data da Publicação : DJ 25-10-1996 PP-41027 EMENT VOL-01847-01 PP-00087
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : REQTE.: GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ADV.: JOSE RICARDO DE ABREU JUDICE REQDO.: GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO REQDO.: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO INTDO.(A/S): SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTO - SINDELPO/ES ADV.(A/S): PEDRO AURÉLIO ROSA DE FARIAS E OUTRO
Mostrar discussão