main-banner

Jurisprudência


STF ADI 151 QO / RS - RIO GRANDE DO SUL QUESTÃO DE ORDEM NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
DIREITO CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEGITIMIDADE ATIVA (ART. 103, INC. IX, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL) - FEDERAÇÃO NACIONAL DE POLICIA CIVIL - FENAPOL. 1. A Federação Nacional da Policia Civil - FENAPOL não e Confederação (entidade sindical de terceiro grau), nem, propriamente, uma entidade de classe, representativa de pessoas pertencentes a mesma categoria profissional ou econômica, mas, sim, um conglomerado de sindicatos e associações, ao qual a Constituição Federal, no art. 103, IX, não confere legitimidade ativa para a propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade. 2. Precedentes do S.T.F. 3. Ação Direta de Inconstitucionalidade não conhecida, prejudicado o requerimento de medida cautelar.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal, resolvendo questão de ordem proposta pelo Relator, não conheceu da ação, por ilegitimidade ativa, ficando, em conseqüência, prejudicado o requerimento de medida liminar. Votou o Presidente. Plenário, 15.02.96.(Ausente, justificadamente, o Ministro Marco Aurélio).

Data do Julgamento : 15/02/1996
Data da Publicação : DJ 10-05-1996 PP-15129 EMENT VOL-01827-01 PP-00019
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SYDNEY SANCHES
Parte(s) : REQTE. : FEDERAÇÃO NACIONAL DE POLICIA CIVIL - FENAPOL ADV. : NORGERTO FLACH REQDA. : ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Mostrar discussão