main-banner

Jurisprudência


STF ADI 19 / AL - ALAGOAS AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSAO (ART. 103, PARAGRAFO 2. DA C.F.). A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSAO, DE QUE TRATA O PARAGRAFO 2. DO ART. 103 DA NOVA C.F., NÃO E DE SER PROPOSTA PARA QUE SEJA PRATICADO DETERMINADO ATO ADMINISTRATIVO EM CASO CONCRETO, MAS SIM VISA A QUE SEJA EXPEDIDO ATO NORMATIVO QUE SE TORNE NECESSARIO PARA O CUMPRIMENTO DE PRECEITO CONSTITUCIONAL QUE, SEM ELE, NÃO PODERIA SER APLICADO.
Decisão
Indexação DESCABIMENTO, AÇÃO DIRETA, INCONSTITUCIONALIDADE, OBJETIVO, DETERMINAÇÃO, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, FIXAÇÃO, VENCIMENTOS, FUNCIONÁRIOS, OBSERVAÇÃO, LIMITAÇÃO, EXECUTIVO. CABIMENTO, SUPRIMENTO, OMISSAO, ÂMBITO, ATO NORMATIVO, AUSÊNCIA, ABRANGENCIA, EXECUÇÃO, ATO ADMINISTRATIVO, OFENSA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. CT0695,AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSAO ATO ADMINISTRATIVO EM CASO CONCRETO Observação VOTAÇÃO: UNÂNIME. RESULTADO: PRELIMINARMENTE NEGADO SEGUIMENTO. CASO MARAJA DE ALAGOAS. Número de páginas: 11. Alteração: 03/11/2011, CHM.

Data do Julgamento : 23/02/1989
Data da Publicação : DJ 14-04-1989 PP-05456 EMENT VOL-01537-01 PP-00001
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ALDIR PASSARINHO
Parte(s) : REQUERENTE: FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO, na qualidade de GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS ADVOGADO: MÁRIO JORGE UCHOA SOUZA REQUERIDO: PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE ALAGOAS
Mostrar discussão