STF ADI 203 AgR / DF - DISTRITO FEDERAL AG.REG.NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE.
EMENDA CONGRESSIONAL A PROPOSTA ORCAMENTARIA DO PODER EXECUTIVO.
ATO CONCRETO. IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA.
A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE CONFIGURA MEIO DE
PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE DA ORDEM JURÍDICA PLASMADA NA
CONSTITUIÇÃO VIGENTE, ATUA COMO INSTRUMENTO DE ATIVAÇÃO DA
JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL CONCENTRADA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
E ENSEJA A ESTA CORTE, NO CONTROLE EM ABSTRATO DA NORMA JURÍDICA, O
DESEMPENHO DE TIPICA FUNÇÃO POLITICA OU DE GOVERNO.
OBJETO DO CONTROLE CONCENTRADO, PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
SÃO AS LEIS E OS ATOS NORMATIVOS EMANADOS DA UNIÃO, DOS
ESTADOS-MEMBROS E DO DISTRITO FEDERAL.
NO CONTROLE ABSTRATO DE NORMAS, EM CUJO ÂMBITO INSTAURAM-SE
RELAÇÕES PROCESSUAIS OBJETIVAS, VISA-SE A UMA SÓ FINALIDADE: A
TUTELA DA ORDEM CONSTITUCIONAL, SEM VINCULAÇÕES QUAISQUER A
SITUAÇÕES JURIDICAS DE CARÁTER INDIVIDUAL OU CONCRETO. A AÇÃO
DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NÃO E SEDE ADEQUADA PARA O CONTROLE
DA VALIDADE JURÍDICO-CONSTITUCIONAL DE ATOS CONCRETOS, DESTITUIDOS
DE QUALQUER NORMATIVIDADE. NÃO SE TIPIFICAM COMO NORMATIVOS OS ATOS
ESTATAIS DESVESTIDOS DE QUALQUER COEFICIENTE DE ABSTRAÇÃO,
GENERALIDADE E IMPESSOALIDADE. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL
FEDERAL. A RECUSA DO CONTROLE EM TESE DA CONSTITUCIONALIDADE DE
EMENDA CONGRESSIONAL, CONSISTENTE EM MERA TRANSFERENCIA DE RECURSOS
DE UMA DOTAÇÃO PARA OUTRA, DENTRO DA PROPOSTA ORCAMENTARIA DO
GOVERNO FEDERAL, NÃO TRADUZ A IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO DE SUA
LEGITIMIDADE PELO PODER JUDICIARIO, SEMPRE CABIVEL PELA VIA DO
CONTROLE INCIDENTAL. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE.
EMENDA CONGRESSIONAL A PROPOSTA ORCAMENTARIA DO PODER EXECUTIVO.
ATO CONCRETO. IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA.
A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE CONFIGURA MEIO DE
PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE DA ORDEM JURÍDICA PLASMADA NA
CONSTITUIÇÃO VIGENTE, ATUA COMO INSTRUMENTO DE ATIVAÇÃO DA
JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL CONCENTRADA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
E ENSEJA A ESTA CORTE, NO CONTROLE EM ABSTRATO DA NORMA JURÍDICA, O
DESEMPENHO DE TIPICA FUNÇÃO POLITICA OU DE GOVERNO.
OBJETO DO CONTROLE CONCENTRADO, PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
SÃO AS LEIS E OS ATOS NORMATIVOS EMANADOS DA UNIÃO, DOS
ESTADOS-MEMBROS E DO DISTRITO FEDERAL.
NO CONTROLE ABSTRATO DE NORMAS, EM CUJO ÂMBITO INSTAURAM-SE
RELAÇÕES PROCESSUAIS OBJETIVAS, VISA-SE A UMA SÓ FINALIDADE: A
TUTELA DA ORDEM CONSTITUCIONAL, SEM VINCULAÇÕES QUAISQUER A
SITUAÇÕES JURIDICAS DE CARÁTER INDIVIDUAL OU CONCRETO. A AÇÃO
DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NÃO E SEDE ADEQUADA PARA O CONTROLE
DA VALIDADE JURÍDICO-CONSTITUCIONAL DE ATOS CONCRETOS, DESTITUIDOS
DE QUALQUER NORMATIVIDADE. NÃO SE TIPIFICAM COMO NORMATIVOS OS ATOS
ESTATAIS DESVESTIDOS DE QUALQUER COEFICIENTE DE ABSTRAÇÃO,
GENERALIDADE E IMPESSOALIDADE. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL
FEDERAL. A RECUSA DO CONTROLE EM TESE DA CONSTITUCIONALIDADE DE
EMENDA CONGRESSIONAL, CONSISTENTE EM MERA TRANSFERENCIA DE RECURSOS
DE UMA DOTAÇÃO PARA OUTRA, DENTRO DA PROPOSTA ORCAMENTARIA DO
GOVERNO FEDERAL, NÃO TRADUZ A IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO DE SUA
LEGITIMIDADE PELO PODER JUDICIARIO, SEMPRE CABIVEL PELA VIA DO
CONTROLE INCIDENTAL. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.Decisão
Indexação
CT0786,AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
, ATO CONCRETO
CT0787,AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
, EMENDA A PROPOSTA ORCAMENTARIA
AÇÃO DIRETA, INCONSTITUCIONALIDADE, DESCABIMENTO, EXECUTIVO,
PROPOSTA, PROJETO DE LEI ORCAMENTARIA, EMENDA, CONGRESSO NACIONAL,
DEDUÇÃO, IMPORTANCIA, PAGAMENTO, DIVIDA EXTERNA, EFEITO, RETIRADA,
RECURSOS, (FUNDAF), MANUTENÇÃO, ATIVIDADE, FISCALIZAÇÃO, TRIBUTO
FEDERAL, (CT).
Legislação
LEG-FED LEI-007800 ANO-1989
LEG-FED LEI-007959 ANO-1989
LEG-FED LEI-007999 ANO-1989
Observação
VOTAÇÃO: UNÂNIME. RESULTADO: IMPROVIDO.
PRV/PAG: 18.
ANO: 1990 AUD:20-04-1990
Alteração: 26/10/2011, DCR.
Data do Julgamento
:
22/03/1990
Data da Publicação
:
DJ 20-04-1990 PP-03048 EMENT VOL-01577-01 PP-00056
Órgão Julgador
:
Tribunal Pleno
Relator(a)
:
Min. CELSO DE MELLO
Parte(s)
:
AGTE.: UNIÃO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DO TESOURO NACIONAL - UNAFISCO
ADV.: DÉLIO LINS E SILVA
AGDOS.: CONGRESSO NACIONAL E PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão