main-banner

Jurisprudência


STF ADI 2059 MC / PR - PARANÁ MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
- CONSTITUCIONAL. FUNDO DE REEQUIPAMENTO DO PODER JUDICIÁRIO - FUNREJUS -. DESTINAÇÃO DE RECEITA SOBRE O VALOR DO TÍTULO DO IMÓVEL OU SOBRE AS OBRIGAÇÕES NA PRÁTICA DE ATOS NOTARIAIS. A CONTROVÉRSIA SITUA-SE NA AUSÊNCIA DA NATUREZA JURÍDICA E DO NOME DE REFERIDO PERCENTUAL. ALEGAÇÃO DE QUE NÃO SE TRATA DE TAXA, EM FACE DO ART. 145, § 2º DA CF. ARGÜIU OFENSA AO INCISO IV, DO ART. 167 DA CF - VINCULAÇÃO DE RECEITA DE IMPOSTOS A ÓRGÃO, FUNDO OU DESPESA -. NATUREZA DE TAXA. EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA PELO PODER JUDICIÁRIO. PERCENTUAL QUE SE DESTINA A ENTIDADES FISCALIZADORAS. PRECEDENTE. LIMINAR INDEFERIDA.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, indeferiu o pedido de media liminar. Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, os senhores Ministros Ilmar Galvão e Celso de Mello, e, neste julgamento, o Senhor Ministro Carlos Velloso (Presidente). Presidiu o julgamento o Senhor Marco Aurélio (Vice-Presidente). Plenário, 01.03.2000.

Data do Julgamento : 01/03/2000
Data da Publicação : DJ 21-09-2001 PP-00041 EMENT VOL-02044-01 PP-00051
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NELSON JOBIM
Parte(s) : REQTE. : PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - PMDB ADVDOS. : HERON ARZUA E OUTROS REQTE. : CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO - CNC ADVDOS. : MARISTELA DENISE MARQUES DE SOUZA E OUTRO REQDO. : GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ ADVDOS. : CÉSAR AUGUSTO BINDER E OUTRA REQDA. : ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ
Mostrar discussão