STF ADI 216 MC / PB - PARAÍBA MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - CONSTITUIÇÃO
ESTADUAL - PROCESSO LEGISLATIVO - A QUESTÃO DA OBSERVANCIA
COMPULSORIA, OU NÃO, DE SEUS PRINCÍPIOS, PELOS ESTADOS-MEMBROS -
NOVA CONCEPÇÃO DE FEDERALISMO CONSAGRADA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 -
PERFIL DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA - EXTENSAO DO PODER CONSTITUINTE DOS
ESTADOS-MEMBROS - RELEVO JURÍDICO DO TEMA - SUSPENSÃO LIMINAR
DEFERIDA.
O PERFIL DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA, REDEFINIDO PELA
CONSTITUIÇÃO DE 1988, EMBORA ACLAMADO POR ATRIBUIR MAIOR GRAU DE
AUTONOMIA DOS ESTADOS-MEMBROS, E VISTO COM RESERVA POR ALGUNS
DOUTRINADORES, QUE CONSIDERAM PERSISTIR NO BRASIL UM FEDERALISMO
AINDA AFETADO POR EXCESSIVA CENTRALIZAÇÃO ESPACIAL DO PODER EM
TORNO DA UNIÃO FEDERAL.
SE E CERTO QUE A NOVA CARTA POLITICA CONTEMPLA UM ELENCO
MENOS ABRANGENTE DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SENSIVEIS, A DENOTAR,
COM ISSO, A EXPANSAO DE PODERES JURIDICOS NA ESFERA DAS COLETIVIDADES
AUTONOMAS LOCAIS, O MESMO NÃO SE PODE AFIRMAR QUANTO AOS PRINCÍPIOS
FEDERAIS EXTENSIVEIS E AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ESTABELECIDOS,
OS QUAIS, EMBORA DISSEMINADOS PELO TEXTO CONSTITUCIONAL, POSTO QUE
NÃO E TOPICA A SUA LOCALIZAÇÃO, CONFIGURAM ACERVO EXPRESSIVO DE
LIMITAÇÕES DESSA AUTONOMIA LOCAL, CUJA IDENTIFICAÇÃO - ATÉ MESMO
PELOS EFEITOS RESTRITIVOS QUE DELES DECORREM - IMPÕE-SE REALIZAR.
A QUESTÃO DA NECESSARIA OBSERVANCIA, OU NÃO, PELOS
ESTADOS-MEMBROS, DAS NORMAS E PRINCÍPIOS INERENTES AO PROCESSO
LEGISLATIVO, PROVOCA A DISCUSSÃO SOBRE O ALCANCE DO PODER JURÍDICO
DA UNIÃO FEDERAL DE IMPOR, OU NÃO, AS DEMAIS PESSOAS ESTATAIS QUE
INTEGRAM A ESTRUTURA DA FEDERAÇÃO, O RESPEITO INCONDICIONAL A
PADROES HETERONOMOS POR ELA PROPRIA INSTITUIDOS COMO FATORES DE
COMPULSORIA APLICAÇÃO.
ESSE TEMA, QUE SE REVELA ESSENCIAL A ORGANIZAÇÃO
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO, AINDA NÃO FOI DECIDIDO
PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. DA RESOLUÇÃO DESSA QUESTÃO CENTRAL,
EMERGIRA A DEFINIÇÃO DO MODELO DE FEDERAÇÃO A SER EFETIVAMENTE
OBSERVADO NAS PRATICAS INSTITUCIONAIS.
ENQUANTO NÃO SOBREVIER ESSE PRONUNCIAMENTO, IMPÕE-SE,
COMO MEDIDA DE CAUTELA, A SUSPENSÃO LIMINAR DE PRECEITOS INSCRITOS
EM CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS, QUE NÃO HAJAM OBSERVADO OS PADROES
JURIDICOS FEDERAIS, DE EXTRAÇÃO CONSTITUCIONAL, CONCERNENTES AO
PROCESSO LEGISLATIVO.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - CONSTITUIÇÃO
ESTADUAL - PROCESSO LEGISLATIVO - A QUESTÃO DA OBSERVANCIA
COMPULSORIA, OU NÃO, DE SEUS PRINCÍPIOS, PELOS ESTADOS-MEMBROS -
NOVA CONCEPÇÃO DE FEDERALISMO CONSAGRADA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 -
PERFIL DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA - EXTENSAO DO PODER CONSTITUINTE DOS
ESTADOS-MEMBROS - RELEVO JURÍDICO DO TEMA - SUSPENSÃO LIMINAR
DEFERIDA.
O PERFIL DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA, REDEFINIDO PELA
CONSTITUIÇÃO DE 1988, EMBORA ACLAMADO POR ATRIBUIR MAIOR GRAU DE
AUTONOMIA DOS ESTADOS-MEMBROS, E VISTO COM RESERVA POR ALGUNS
DOUTRINADORES, QUE CONSIDERAM PERSISTIR NO BRASIL UM FEDERALISMO
AINDA AFETADO POR EXCESSIVA CENTRALIZAÇÃO ESPACIAL DO PODER EM
TORNO DA UNIÃO FEDERAL.
SE E CERTO QUE A NOVA CARTA POLITICA CONTEMPLA UM ELENCO
MENOS ABRANGENTE DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SENSIVEIS, A DENOTAR,
COM ISSO, A EXPANSAO DE PODERES JURIDICOS NA ESFERA DAS COLETIVIDADES
AUTONOMAS LOCAIS, O MESMO NÃO SE PODE AFIRMAR QUANTO AOS PRINCÍPIOS
FEDERAIS EXTENSIVEIS E AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ESTABELECIDOS,
OS QUAIS, EMBORA DISSEMINADOS PELO TEXTO CONSTITUCIONAL, POSTO QUE
NÃO E TOPICA A SUA LOCALIZAÇÃO, CONFIGURAM ACERVO EXPRESSIVO DE
LIMITAÇÕES DESSA AUTONOMIA LOCAL, CUJA IDENTIFICAÇÃO - ATÉ MESMO
PELOS EFEITOS RESTRITIVOS QUE DELES DECORREM - IMPÕE-SE REALIZAR.
A QUESTÃO DA NECESSARIA OBSERVANCIA, OU NÃO, PELOS
ESTADOS-MEMBROS, DAS NORMAS E PRINCÍPIOS INERENTES AO PROCESSO
LEGISLATIVO, PROVOCA A DISCUSSÃO SOBRE O ALCANCE DO PODER JURÍDICO
DA UNIÃO FEDERAL DE IMPOR, OU NÃO, AS DEMAIS PESSOAS ESTATAIS QUE
INTEGRAM A ESTRUTURA DA FEDERAÇÃO, O RESPEITO INCONDICIONAL A
PADROES HETERONOMOS POR ELA PROPRIA INSTITUIDOS COMO FATORES DE
COMPULSORIA APLICAÇÃO.
ESSE TEMA, QUE SE REVELA ESSENCIAL A ORGANIZAÇÃO
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO, AINDA NÃO FOI DECIDIDO
PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. DA RESOLUÇÃO DESSA QUESTÃO CENTRAL,
EMERGIRA A DEFINIÇÃO DO MODELO DE FEDERAÇÃO A SER EFETIVAMENTE
OBSERVADO NAS PRATICAS INSTITUCIONAIS.
ENQUANTO NÃO SOBREVIER ESSE PRONUNCIAMENTO, IMPÕE-SE,
COMO MEDIDA DE CAUTELA, A SUSPENSÃO LIMINAR DE PRECEITOS INSCRITOS
EM CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS, QUE NÃO HAJAM OBSERVADO OS PADROES
JURIDICOS FEDERAIS, DE EXTRAÇÃO CONSTITUCIONAL, CONCERNENTES AO
PROCESSO LEGISLATIVO.Decisão
Após o relatório, foi indicado adiamento pelo Sr. Ministro-Relator. Plenário, 22.03.90.
Decisão: Após o voto do Sr. Ministro-Relator que indeferia a medida liminar, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista do Sr. Min. Celso de Mello. Ausente, justificadamente, o Sr. Min. Paulo Brossard. Plenário, 02.05.90.
Decisão: Por maioria o Tribunal deferiu a medida liminar e suspendeu, até o julgamento final da ação, a vigência do inciso XVIII, do art. 33, bem assim do parágrafo 2°, do art. 34, ambos da Constituição do Estado da Paraíba, vencidos os Srs. Ministros
Relator e Sepúlveda Pertence. Votou o Presidente. Plenário, 23.05.90.
Data do Julgamento
:
Relator(a) p/ Acórdão: Min. CELSO DE MELLO
Data da Publicação
:
DJ 07-05-1993 PP-08325 EMENT VOL-01702-01 PP-00067
Órgão Julgador
:
undefined
Relator(a)
:
Min. CELIO BORJA
Parte(s)
:
REQUERENTE: GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA
ADVOGADO: ROMERO ABDON QUEIROZ DA NÓBREGA
REQUERIDA: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA
Mostrar discussão