main-banner

Jurisprudência


STF ADI 2381 MC-ED / RS - RIO GRANDE DO SUL EMB.DECL.NA MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
I. ADIn: legitimação ad processum do Presidente do Partido para constituir advogado com poderes específicos para propor ação direta de inconstitucionalidade de determinada lei ou ato normativo, independentemente de prévia decisão a respeito do Diretório Nacional ou de sua Comissão Executiva: suprimento da omissão do acórdão embargado sobre preliminar de irregularidade da representação processual do partido requerente, no entanto, para rejeitá-la. II. Medida cautelar em ADIn: fundamentação explícita no acórdão embargado sobre ser o caso de deferimento da suspensão cautelar da lei questionada, de modo a restabelecer o status quo ante, até a decisão definitiva da ação.
Decisão
O Tribunal proveu parcialmente os embargos para suprir a omissão e declarar regular a representação processual. Votou o Presidente, o Senhor Ministro Marco Aurélio. Decisão unânime. Ausentes, justificadamente, a Senhora Ministra Ellen Gracie e os Senhores Ministros Ilmar Galvão e Celso de Mello. Plenário, 11.04.2002.

Data do Julgamento : 11/04/2002
Data da Publicação : DJ 24-05-2002 PP-00054 EMENT VOL-02070-02 PP-00325
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Parte(s) : EMBTE. : ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ADVDO. : FERNANDO GUIMARÃES FERREIRA EMBDO. : PARTIDO PROGRESSISTA BRASILEIRO - PPB ADVDO. : CARLOS JOSÉ PERIZZOLO
Mostrar discussão