main-banner

Jurisprudência


STF ADI 360 / DF - DISTRITO FEDERAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE COM PEDIDO DE LIMINAR. ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE TOTAL, OU PELO MENOS PARCIAL, DA PORTARIA N. 3.435 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO. - A AUTORA NÃO TEM "LEGIMATIO AD CAUSAM" POR NÃO SER CONFEDERAÇÃO SINDICAL NACIONAL. POR OUTRO LADO, AINDA QUE SE ENTENDA QUE A ALUSAO, NO INCISO IX DO ARTIGO 103 DA CARTA MAGNA, A ESSAS CONFEDERAÇÕES NÃO EXCLUI AS OUTRAS ENTIDADES SINDICAIS, A FEDERAÇÃO EM CAUSA TAMBÉM NÃO TEM AS CARACTERISTICAS DE ENTIDADE DE CLASSE DE ÂMBITO NACIONAL. - ADEMAIS, HÁ, NO CASO, IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO, POIS E FIRME O ENTENDIMENTO DESTA CORTE DE QUE, EM SE TRATANDO DE NORMA REGULAMENTADORA, NÃO CABE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA A VERIFICAÇÃO DA OCORRENCIA, OU NÃO, DE EXTRAVASAMENTO DA ESFERA REGULAMENTAR, POR SE CONSIDERAR QUE SE ESTE SE DER SE CONFIGURARA ILEGALIDADE, E NÃO INCONSTITUCIONALIDADE. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NÃO CONHECIDA.
Decisão
Por unanimidade o Tribunal não conheceu da ação direta de inconstitucionalidade. Votou o Presidente. Plenário, 21.09.90.

Data do Julgamento : 21/09/1990
Data da Publicação : DJ 26-02-1993 PP-02354 EMENT VOL-01693-01 PP-00001
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : REQTE.: FENAIFO - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA E SIMILARES ADVDOS.: EYMARD DUARTE TIBAES E OUTROS REQDO. : MINISTRO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Mostrar discussão