main-banner

Jurisprudência


STF ADI 437 QO / DF - DISTRITO FEDERAL QUESTÃO DE ORDEM NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - QUESTÃO DE ORDEM - PETIÇÃO INICIAL - ADITAMENTO - REQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES JA ORDENADA- IMPOSSIBILIDADE - PEDIDO INDEFERIDO. MEDIDA LIMINAR - INFORMAÇÕES CONSIDERADAS INDISPENSAVEIS A SUA APRECIAÇÃO - DISPENSA INDEFERIDA. COM A REQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES AO ÓRGÃO DE QUE EMANOU A LEI OU ATO NORMATIVO ARGUIDO DE INCONSTITUCIONAL OPERA-SE A PRECLUSAO DO DIREITO, RECONHECIDO AO AUTOR DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, DE ADITAR A PETIÇÃO INICIAL.
Decisão
presentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 27.02.1991. Decisão: O Tribunal, por unanimidade, conheceu da questão de ordem que lhe foi submetida pelo Sr. Min. Relator e, preliminarmente, indeferiu o pedido de aditamento da inicial. Quanto à dispensa das informações solicitadas para a imediata apreciação da liminar, o Tribunal, por maioria, manteve a decisão de aguardar as informações para somente após apreciar a medida cautelar, vencidos, neste ponto, os Srs. Ministros Relator, Marco Aurélio, Octávio Gallotti e Moreira Alves. Plenário, 01.3.91.

Data do Julgamento : 01/03/1991
Data da Publicação : DJ 19-02-1993 PP-02031 EMENT VOL-01692-01 PP-00158
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CELSO DE MELLO
Parte(s) : REQTE. : PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA REQDO. : GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA E ASSEMBLÉIA : LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA .
Mostrar discussão