main-banner

Jurisprudência


STF ADI 61 / DF - DISTRITO FEDERAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: LEGITIMAÇÃO: ENTIDADE NACIONAL DE CLASSE: CONCEITO. NÃO CONSTITUI ENTIDADE DE CLASSE, PARA LEGITIMAR-SE A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (CF, ART. 103, IX), ASSOCIAÇÃO CIVIL (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO CIDADAO), VOTADA A FINALIDADE ALTRUISTA DE PROMOÇÃO E DEFESA DE ASPIRAÇÕES CIVICAS DE TODA A CIDADANIA. 2. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: LEI REVOGADA SOB A VIGENCIA DA CONSTITUIÇÃO ANTERIOR. NÃO CABE AÇÃO DIRETA PARA QUESTIONAR DA VALIDADE DE LEI REVOGADA NA VIGENCIA DO REGIME CONSTITUCIONAL ANTERIOR, QUANDO SE TERAO EXAURIDO OS SEUS EFEITOS CONCRETOS.
Decisão
Adiado o julgamento, aguardando-se esteja o Tribunal com seu quorum completo. Impedidos os Srs. Ministros Paulo Brossard e Célio Borja. Votou o Presidente. Plenário, 19.04.90. Apresentado o feito em Mesa o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Moreira Alves. Plenário, 29.06.90. Por unanimidade o Tribunal não tomou conhecimento da ação direta de inconstitucionalidade. Votou o Presidente. Ausentes, ocasionalmente, os Srs. Ministros Célio Borja, Octávio Gallotti e Sydney Sanches. Plenário, 29.08.90.

Data do Julgamento : 29/08/1990
Data da Publicação : DJ 28-09-1990 PP-10222 EMENT VOL-01596-01 PP-00016
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Parte(s) : REQTE.(S): ASSOCIACAO BRASILEIRA DE DEFESA DO CIDADAO - ABRADEC ADV.(A/S): VALDOMIRO ROBERTO INTDO.(A/S): CONGRESSO NACIONAL INTDO.(A/S): PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão