main-banner

Jurisprudência


STF ADI 610 MC / PI - PIAUÍ MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Falta legitimidade ativa ao Diretorio Regional ou a Executiva Regional de Partido Político, com representação no Congresso Nacional, para propor ação direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal. A disposição do inciso VIII, do art. 103, da Constituição, pressupoe procedimento do Diretorio Nacional do partido político, com representação no Congresso Nacional. O órgão regional não representa o partido político, senao nos limites de sua atuação estadual. Ação de que não se conhece, por ilegitimidade ativa da requerente, Executiva Regional do Piaui, de Partido Político. Pedido de cautelar prejudicado.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal não conheceu da ação, por ilegitimidade ativa "ad causam" e, em conseqüência, julgou prejudicado o requerimento de medida cautelar. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Célio Borja. Plenário, 24.10.91.

Data do Julgamento : 24/10/1991
Data da Publicação : DJ 07-02-1992 PP-00737 EMENT VOL-01648-01 PP-00037 RTJ VOL-00138-01 PP-00089
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : REQTE.: PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - PTB - EXCUTIVA REGIONAL DO ESTADO DO PIAUÍ ADV.: MACARIO GALDINO DE OLIVEIRA REQDOS.: GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ E ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ
Mostrar discussão