main-banner

Jurisprudência


STF ADI 689 / DF - DISTRITO FEDERAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
- Ação Direta de Inconstitucionalidade. Legitimação ativa. Federação sindical. Constituição, art. 103, IX. Não esta legitimada a ação direta de inconstitucionalidade entidade sindical de segundo grau. Somente se legitima a demanda de inconstitucionalidade, com base no art. 103, IX, da Constituição, a entidade sindical que se integre no nivel superior da organização sindical, como confederação. As federações, ou simplesmente os sindicatos, ainda que em seus estatutos se atribuam jurisdição nacional, não preenchem o requisito do inciso IX, do art. 103, da Constituição, que exige a condição de confederação sindical. Não se admite, também, a legitimidade ativa a mesma ação de entidades mistas, isto e, que reunam entidades sindicais e associações da mesma categoria não sindicais. Ação de que não se conhece, por falta de legitimação ativa da autora.
Decisão
Por unanimidade de votos, o Tribunal não conheceu da ação (por ilegitimidade da requerente), ficando, em consequência, prejudicado o requerimento de medida cautelar. Votou o presidente. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Célio Borja. Plenário, 19.3.92.

Data do Julgamento : 19/03/1992
Data da Publicação : DJ 15-05-1992 PP-06782 EMENT VOL-01661-01 PP-00092 RTJ VOL-00143-03 PP-00831
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : REQTE. : FEDERAÇÃO NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS ADVDOS. : DIRCEU ABIMAEL DE SOUZA LIMA E OUTRO REQDO. : PRESIDENTE DA REPÚBLICA E CONGRESSO NACIONAL
Mostrar discussão