STF ADI 732 MC / RJ - RIO DE JANEIRO MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - FUNÇÃO JURÍDICA -
CARACTER NÃO-SATISFATIVO - PROVIDENCIAS MATERIAIS RECLAMADAS -
IMPOSSIBILIDADE DE SUA ADOÇÃO.
DESPESAS CORRENTES DE CUSTEIO - NORMA CONSTITUCIONAL
ESTADUAL QUE AS EXCLUI DA INCIDENCIA DO ART. 168 DA CARTA FEDERAL
(CE/RJ, ART. 209, PARAGRAFO ÚNICO) - PLAUSIBILIDADE JURÍDICA E
"PERICULUM IN MORA" CONFIGURADOS - CAUTELAR DEFERIDA.
- A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, QUANDO AJUIZADA EM
FACE DE COMPORTAMENTO POSITIVO DO PODER PÚBLICO, NÃO LEGITIMA, EM
FACE DE SUA NATUREZA MESMA, A ADOÇÃO DE QUAISQUER PROVIDENCIAS
SATISFATIVAS TENDENTES A CONCRETIZAR O ATENDIMENTO DE INJUNÇÕES
DETERMINADAS PELO TRIBUNAL. EM UMA PALAVRA: A AÇÃO DIRETA NÃO PODE
ULTRAPASSAR, SOB PENA DE DESCARACTERIZAR-SE COMO VIA DE TUTELA
ABSTRATA DO DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO, OS SEUS PROPRIOS FINS,
QUE SE TRADUZEM NA EXCLUSAO, DO ORDENAMENTO ESTATAL, DOS ATOS
INCOMPATIVEIS COM O TEXTO DA CONSTITUIÇÃO.
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, AO EXERCER EM ABSTRATO A TUTELA
JURISDICIONAL DO DIREITO OBJETIVO POSITIVADO NA CONSTITUIÇÃO DA
REPUBLICA, ATUA, APENAS, COMO LEGISLADOR NEGATIVO.
- O COMANDO EMERGENTE DA NORMA INSCRITA NO ART. 168 DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL TEM POR DESTINATARIO ESPECIFICO O PODER
EXECUTIVO, QUE ESTA JURIDICAMENTE OBRIGADO A ENTREGAR, EM
CONSEQUENCIA DESSE ENCARGO CONSTITUCIONAL, ATÉ O DIA 20 DE CADA MES,
AO LEGISLATIVO, AO JUDICIARIO E AO MINISTÉRIO PÚBLICO, OS RECURSOS
ORCAMENTARIOS, INCLUSIVE AQUELES CORRESPONDENTES AOS CRÉDITOS
ADICIONAIS, QUE FORAM AFETADOS, MEDIANTE LEI, A ESSES ÓRGÃOS
ESTATAIS.
- A PRERROGATIVA DEFERIDA AO LEGISLATIVO, AO JUDICIARIO E AO
MINISTÉRIO PÚBLICO PELA REGRA CONSUBSTANCIADA NO ART. 168 DA LEI
FUNDAMENTAL DA REPUBLICA OBJETIVA ASSEGURAR-LHES, EM GRAU NECESSARIO,
O ESSENCIAL COEFICIENTE DE AUTONOMIA INSTITUCIONAL.
A "RATIO" SUBJACENTE A ESSA NORMA DE GARANTIA RADICA-SE NO
COMPROMISSO ASSUMIDO PELO LEGISLADOR CONSTITUINTE DE CONFERIR AS
INSTITUIÇÕES DESTINATARIAS DO "FAVOR CONSTITUTIONIS" O EFETIVO
EXERCÍCIO DO PODER DE AUTOGOVERNO QUE IRRECUSAVELMENTE LHES COMPETE.
- ASSUME INQUESTIONAVEL PLAUSIBILIDADE JURÍDICA A TESE,
DEDUZIDA EM SEDE DE CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO, QUE SUSTENTA A
IMPOSSIBILIDADE DE O ESTADO-MEMBRO RESTRINGIR A EFICACIA DO PRECEITO
CONSUBSTANCIADO NO ART. 168 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ESSA NORMA
CONSTITUCIONAL IMPÕE-SE A OBSERVANCIA COMPULSORIA DAS UNIDADES
POLITICAS DA FEDERAÇÃO E NÃO PARECE ADMITIR - PARA EFEITO DE
LIBERAÇÃO MENSAL DAS QUOTAS DUODECIMAIS - QUALQUER DISCRIMINAÇÃO
QUANTO A NATUREZA DOS RECURSOS ORCAMENTARIOS, SEJAM ESTES REFERENTES,
OU NÃO, AS DESPESAS CORRENTES DE CUSTEIO.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - FUNÇÃO JURÍDICA -
CARACTER NÃO-SATISFATIVO - PROVIDENCIAS MATERIAIS RECLAMADAS -
IMPOSSIBILIDADE DE SUA ADOÇÃO.
DESPESAS CORRENTES DE CUSTEIO - NORMA CONSTITUCIONAL
ESTADUAL QUE AS EXCLUI DA INCIDENCIA DO ART. 168 DA CARTA FEDERAL
(CE/RJ, ART. 209, PARAGRAFO ÚNICO) - PLAUSIBILIDADE JURÍDICA E
"PERICULUM IN MORA" CONFIGURADOS - CAUTELAR DEFERIDA.
- A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, QUANDO AJUIZADA EM
FACE DE COMPORTAMENTO POSITIVO DO PODER PÚBLICO, NÃO LEGITIMA, EM
FACE DE SUA NATUREZA MESMA, A ADOÇÃO DE QUAISQUER PROVIDENCIAS
SATISFATIVAS TENDENTES A CONCRETIZAR O ATENDIMENTO DE INJUNÇÕES
DETERMINADAS PELO TRIBUNAL. EM UMA PALAVRA: A AÇÃO DIRETA NÃO PODE
ULTRAPASSAR, SOB PENA DE DESCARACTERIZAR-SE COMO VIA DE TUTELA
ABSTRATA DO DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO, OS SEUS PROPRIOS FINS,
QUE SE TRADUZEM NA EXCLUSAO, DO ORDENAMENTO ESTATAL, DOS ATOS
INCOMPATIVEIS COM O TEXTO DA CONSTITUIÇÃO.
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, AO EXERCER EM ABSTRATO A TUTELA
JURISDICIONAL DO DIREITO OBJETIVO POSITIVADO NA CONSTITUIÇÃO DA
REPUBLICA, ATUA, APENAS, COMO LEGISLADOR NEGATIVO.
- O COMANDO EMERGENTE DA NORMA INSCRITA NO ART. 168 DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL TEM POR DESTINATARIO ESPECIFICO O PODER
EXECUTIVO, QUE ESTA JURIDICAMENTE OBRIGADO A ENTREGAR, EM
CONSEQUENCIA DESSE ENCARGO CONSTITUCIONAL, ATÉ O DIA 20 DE CADA MES,
AO LEGISLATIVO, AO JUDICIARIO E AO MINISTÉRIO PÚBLICO, OS RECURSOS
ORCAMENTARIOS, INCLUSIVE AQUELES CORRESPONDENTES AOS CRÉDITOS
ADICIONAIS, QUE FORAM AFETADOS, MEDIANTE LEI, A ESSES ÓRGÃOS
ESTATAIS.
- A PRERROGATIVA DEFERIDA AO LEGISLATIVO, AO JUDICIARIO E AO
MINISTÉRIO PÚBLICO PELA REGRA CONSUBSTANCIADA NO ART. 168 DA LEI
FUNDAMENTAL DA REPUBLICA OBJETIVA ASSEGURAR-LHES, EM GRAU NECESSARIO,
O ESSENCIAL COEFICIENTE DE AUTONOMIA INSTITUCIONAL.
A "RATIO" SUBJACENTE A ESSA NORMA DE GARANTIA RADICA-SE NO
COMPROMISSO ASSUMIDO PELO LEGISLADOR CONSTITUINTE DE CONFERIR AS
INSTITUIÇÕES DESTINATARIAS DO "FAVOR CONSTITUTIONIS" O EFETIVO
EXERCÍCIO DO PODER DE AUTOGOVERNO QUE IRRECUSAVELMENTE LHES COMPETE.
- ASSUME INQUESTIONAVEL PLAUSIBILIDADE JURÍDICA A TESE,
DEDUZIDA EM SEDE DE CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO, QUE SUSTENTA A
IMPOSSIBILIDADE DE O ESTADO-MEMBRO RESTRINGIR A EFICACIA DO PRECEITO
CONSUBSTANCIADO NO ART. 168 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ESSA NORMA
CONSTITUCIONAL IMPÕE-SE A OBSERVANCIA COMPULSORIA DAS UNIDADES
POLITICAS DA FEDERAÇÃO E NÃO PARECE ADMITIR - PARA EFEITO DE
LIBERAÇÃO MENSAL DAS QUOTAS DUODECIMAIS - QUALQUER DISCRIMINAÇÃO
QUANTO A NATUREZA DOS RECURSOS ORCAMENTARIOS, SEJAM ESTES REFERENTES,
OU NÃO, AS DESPESAS CORRENTES DE CUSTEIO.Decisão
Por votação unânime, o Tribunal conheceu em parte do requerimento de medida cautelar e nessa parte o deferiu, para suspender a eficácia do parágrafo único do art. 209 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro. Votou o Presidente. Plenário, 22.5.92.
Data do Julgamento
:
22/05/1992
Data da Publicação
:
DJ 21-08-1992 PP-12782 EMENT VOL-01671-01 PP-00045 RTJ VOL-00143-01 PP-00057
Órgão Julgador
:
Tribunal Pleno
Relator(a)
:
Min. CELSO DE MELLO
Parte(s)
:
REQTE.(S): MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ADV.(A/S): ALBERTO SILBERT E OUTRO
INTDO.(A/S): ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
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