main-banner

Jurisprudência


STF ADI 844 MC / MS - MATO GROSSO DO SUL MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LIMINAR - CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO PARA EFEITOS DE ASCENSAO E PROGRESSAO FUNCIONAIS. Presentes o sinal do bom direito e o risco de manter-se com plena eficacia o ato impugnado, impõe-se a concessão da liminar. Isto ocorre em relação a parte do artigo 33 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul no que preceitua que "o tempo de serviço prestado ao Estado, sob qualquer forma e vinculo, por servidor efetivo e estavel será computado para todos os efeitos legais, incluidas a ascensão e a progressão funcionais". A organização do pessoal mediante lei pressupoe a iniciativa do Chefe do Poder Executivo - artigo 61, par. 1., inciso II, alineas "a" e "c", da Constituição Federal. Liminar concedida nos limites do pedido formulado, ou seja, para suspender a eficacia da expressão "incluidas a ascensão e a progressão funcionais".::
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal deferiu a medida cautelar para suspender a eficácia das expressões "incluídas a ascensão e a progressão funcionais", contidas no art. 33 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul. Votou o Presidente. Plenário, 26.02.93.

Data do Julgamento : 26/02/1993
Data da Publicação : DJ 02-04-1993 PP-05617 EMENT VOL-01698-04 PP-00695
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : REQUERENTE: GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ADVOGADO: NELSON MENDES FONTOURA JUNIOR REQUERIDA: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Mostrar discussão