main-banner

Jurisprudência


STF ADI 858 MC / RJ - RIO DE JANEIRO MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LIMINAR - REMUNERAÇÃO E DIREITOS DOS SERVIDORES MILITARES - VEÍCULO PRÓPRIO. A Constituição Federal encerra o princípio de que cabe ao Chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que disponham sobre vantagens dos servidores publicos civis e militares - artigo 61. Dai a existência do sinal do bom direito quando se constata que a norma editada o foi ao arrepio de tal princípio, nascendo no âmbito da propria Assembléia Legislativa. Quanto ao risco, embora prevista regulamentação a ser viabilizada mediante lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, exsurge da circunstancia de a inércia deste ensejar possivel inconformismo dos beneficiarios, refletindo na disciplina que deve reinar no âmbito da tropa, com nefastos prejuizos para a segurança pública.::
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal deferiu medida cautelar para suspender, até o julgamento final da ação, a eficácia da EC n. 02/91, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro. Votou o Presidente. Plenário, 20.5.93.

Data do Julgamento : 20/05/1993
Data da Publicação : DJ 18-06-1993 PP-12110 EMENT VOL-01708-02 PP-00259
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : REQTE.(S): GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ADV.(A/S): RICARDO AZIZ CRETTON INTDO.(A/S): ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mostrar discussão