main-banner

Jurisprudência


STF ADI 967 MC / SP - SÃO PAULO MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ENTIDADE DE CLASSE DE ÂMBITO NACIONAL - NOÇÃO CONCEITUAL - AUSÊNCIA DE LEGITIMIDADE ATIVA "AD CAUSAM" - AÇÃO DIRETA DE QUE NÃO SE CONHECE. A Associação Brasileira de Industria Grafica, quer porque se qualifica como associação de associações, quer porque se reveste, quanto a sua estrutura, de natureza hibrida - conjugando entes de natureza civil e organismos de caráter sindical -, quer, ainda, porque, além de pessoas juridicas, e também composta por pessoas fisicas que não integram uma categoria econômica especifica, não configura entidade de classe para efeito de instauração do controle normativo abstrato perante o Supremo Tribunal Federal.
Decisão
Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 03.11.1993. Decisão: Por votação unânime, o Tribunal não conheceu da ação, por ilegitimidade ativa, ficando, em conseqüência, prejudicado o requerimento de medida cautelar. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Ilmar Galvão. Plenário, 04.11.1993.

Data do Julgamento : 04/11/1993
Data da Publicação : DJ 08-04-1994 PP-07226 EMENT VOL-01739-04 PP-00603
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CELSO DE MELLO
Parte(s) : REQTE.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA GRÁFICA - ABIGRAF NACIONAL ADVDOS. : DJALMA NOGUEIRA DOS SANTOS FILHO E OUTROS REQDO. : PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão