main-banner

Jurisprudência


STF AI 119491 AgR / SP - SÃO PAULO AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
PREQUESTIONAMENTO DE QUESTÃO CONSTITUCIONAL. - O PREQUESTIONAMENTO SE DA QUANDO A QUESTÃO E VENTILADA NO ACÓRDÃO RECORRIDO, OU OBJETO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, E NÃO PELO FATO DE SER LEVANTADA EM RAZOES ESCRITAS OU EM SUSTENTAÇÃO ORAL, QUE DEMONSTRARIAM, APENAS, A OMISSAO DO ACÓRDÃO RECORRIDO EM APRECIA-LAS. - O PREQUESTIONAMENTO E INDISPENSAVEL EM SE TRATANDO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO, E, AINDA QUANDO O ACÓRDÃO, PROLATADO EM INSTÂNCIA ÚNICA, NÃO VENTILA A QUESTÃO, E NECESSARIA A INTERPOSIÇÃO DE EMBARGOS DECLARATORIOS PARA O SEU PREQUESTIONAMENTO. - SE OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, QUE SE DESTINAVAM AO PREQUESTIONAMENTO DAS QUESTÕES CONSTITUCIONAIS, NÃO FORAM CONHECIDOS POR INTEMPESTIVIDADE, INEXISTE O PREQUESTIONAMENTO. - POR OUTRO LADO, O PREQUESTIONAMENTO FEITO POR CO-DENUNCIADO EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO AUTONOMOS NÃO APROVEITA AO RECURSO EXTRAORDINÁRIO DO QUE, COM RELAÇÃO A SI, NÃO PREQUESTIONOU AS QUESTÕES CONSTITUCIONAIS. AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
Decisão
Indexação PRE QUESTIONAMENTO, QUESTÃO CONSTITUCIONAL, IMPOSSIBILIDADE, ARGÜIÇÃO, FASE, RAZOES PROCESSUAIS, SUSTENTAÇÃO ORAL. PROLAÇÃO, ACÓRDÃO, INSTÂNCIA ÚNICA, AUSÊNCIA, ARGÜIÇÃO, MATÉRIA CONSTITUCIONAL, NECESSIDADE, INTERPOSIÇÃO, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, INTEMPESTIVIDADE, INEXISTÊNCIA, PRE QUESTIONAMENTO. PRE QUESTIONAMENTO, CO RÉU, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, IMPOSSIBILIDADE, EXTENSAO, RECURSO EXTRAORDINÁRIO, AGRAVANTE. DESCABIMENTO, RECURSO EXTRAORDINÁRIO, AUSÊNCIA, OFENSA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. PP1873,RECURSO EXTRAORDINÁRIO ,CRIMINAL, MATÉRIA CONSTITUCIONAL PREQUESTIONAMENTO EM RAZOES OU SUSTENTAÇÃO ORAL PP1874,RECURSO EXTRAORDINÁRIO ,CRIMINAL, MATÉRIA CONSTITUCIONAL PREQUESTIONAMENTO EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO INTEMPESTIVOS PP1875,RECURSO EXTRAORDINÁRIO ,CRIMINAL, MATÉRIA CONSTITUCIONAL PREQUESTIONAMENTO EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO DE CO-DENUNCIADO Legislação LEG-FED EMC-000001 ANO-1969 ART-00153 PAR-00015 ART-00153 PAR-00016 CF-1969 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Observação VOTAÇÃO: UNÂNIME. RESULTADO: IMPROVIDO. Número de páginas: 10. Alteração: 25/11/2011, LRS.

Data do Julgamento : 02/10/1987
Data da Publicação : DJ 20-11-1987 PP-26016 EMENT VOL-01483-04 PP-00787
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : AGTE.: JOAQUIM DE ALMEIDA BAPTISTA ADVS.: TALES CASTELO BRANCO ( CONSELHEIRO DESIGNADO) E ROBERTO ROSAS AGDO.: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão