main-banner

Jurisprudência


STF AI 131657 QO / DF - DISTRITO FEDERAL QUESTÃO DE ORDEM NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
AGRAVO DE INSTRUMENTO. QUESTÃO DE ORDEM RELATIVA A COMPETÊNCIA PARA JULGAMENTO DE AGRAVO INTERPOSTO DE DESPACHO QUE NÃO ADMITIU RECURSO EXTRAORDINÁRIO FUNDADO NAS ALINEAS A E D DO INC. III DO ART. 119 DA E/C N. 1/69. OFENSA A PRECEITOS CONSTITUCIONAL E LEGAIS, BEM COMO DISSIDIO COM SÚMULA, QUE SE BASEIA EM TEXTO LEGAL JA ARROLADO DENTRE OS DA ALINEA A REFERIDA. HIPÓTESE DE DESDOBRAMENTO MATERIAL DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO INICIALMENTE INTERPOSTO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO (QUANTO A MATÉRIA CONSTITUCIONAL, JA INADMITIDA, OBJETO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO) E RECURSO ESPECIAL (QUANTO A MATÉRIA INFRACONSTITUCIONAL, INCLUIDA AI A RELATIVA A SÚMULA). INICIATIVA QUE COMPETE A PARTE INTERESSADA PROMOVER, APÓS SER INTIMADA NA ORIGEM. SOBRESTAMENTO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO, CUJA APRECIAÇÃO, NO STF, DEPENDERA DA DECISÃO QUANTO AO RECURSO ESPECIAL.
Decisão
Por unanimidade o Tribunal decidiu pelo sobrestamento do agravo, determinando-se, por ofício, ao Presidente do Tribunal "a quo" que intime o recorrente para, no prazo preclusivo de 15 dias, menifestar-se quanto ao desdobramento do recurso inicialmente interposto em recurso extraordinário com base em matéria constitucional e recurso especial pelos fundamentos infraconstitucionais, devendo, posteriormente, comunicar ao Supremo Tribunal Federal se houve o pedido de desdobramento e, no caso positivo, sua decisão quanto à admissão do recurso especial, nos termos do voto do Relator. Votou o Presidente. Plenário, 10.5.89.

Data do Julgamento : 10/05/1989
Data da Publicação : DJ 30-06-1989 PP-11651 EMENT VOL-01548-02 PP-00464
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CARLOS MADEIRA
Parte(s) : AGTE.: NEWTON PARANHOS ADVS.: ROMULO GONÇALVES E OUTRO AGDA.: SKEMA - PEÇAS E REGULAGENS LTDA ADVS.: CLAUDETE LANZILOTE DA SILVA VARANDAS E OUTRO
Mostrar discussão