main-banner

Jurisprudência


STF AI 133835 AgR / MG - MINAS GERAIS AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO - PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. A ADMISSIBILIDADE, O SEGUIMENTO E O CONHECIMENTO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO INTERPOSTO COM BASE NA TRANSGRESSAO AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE NÃO PRESCINDEM QUE DA MOLDURA DELINEADA PELA CORTE DE ORIGEM EXSURJA A COLOCAÇÃO DE ATO NORMATIVO EM PLANO SECUNDARIO SEM QUE O ÓRGÃO COMPETENTE O TENHA FULMINADO POR INCONSTITUCIONAL. IMPOSSIVEL E DIZER-SE DA VIOLÊNCIA AO CITADO PRINCÍPIO QUANDO ÓRGÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, APRECIANDO RECURSO DE REVISTA HAJA CONCLUIDO PELA AUSÊNCIA DE ENQUADRAMENTO DA HIPÓTESE NO PERMISSIVO LEGAL - ARTIGO 896 DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, FAZENDO-O COM BASE EM VERBETES DA SÚMULA QUE COGITAM DA RAZOABILIDADE DA DECISÃO PROFERIDA E DA INESPECIFICIDADE DOS ARESTOS PARADIGMAS, BEM COMO DO FATO DE A TESE NELES ESTAMPADAS JA ESTAR SUPLANTADA, COMO OBICES AO PROCESSAMENTO DO RECURSO.
Decisão
Por unanimidade, a Turma negou provimento ao agravo regimental. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Carlos Velloso. 2ª Turma, 01.12.92.

Data do Julgamento : 01/12/1992
Data da Publicação : DJ 05-02-1993 PP-00848 EMENT VOL-01690-01 PP-00122
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : AGRAVANTE: PROBAM - PROCESSAMENTO BANCARIO DE MINAS GERAIS S/A ADVOGADO: VICTOR RUSSOMANO JUNIOR AGRAVADO: FRANCISCO DE ASSIS CHIABI QUEIROZ ADVOGADO: CARLOS ALBERTO S. SANTOS
Mostrar discussão