main-banner

Jurisprudência


STF AI 146960 AgR / RS - RIO GRANDE DO SUL AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
COISA JULGADA - ARTICULAÇÃO - OPORTUNIDADE - LONGE FICA DE TRANSGREDIR A GARANTIA CONSTITUCIONAL ALUSIVA A INTANGIBILIDADE DA COISA JULGADA PROVIMENTO LANCADO EM SEDE EXTRAORDINÁRIA EM QUE SE REFUTA A ANALISE DA MATÉRIA EM RAZÃO DE NÃO HAVER SIDO ARTICULADA NA FASE PROPRIA - A ORDINARIA. O DIREITO E ORGANICO E DINAMICO, NÃO SE PODENDO VOLTAR A ETAPA ULTRAPASSADA SEM AUTORIZAÇÃO LEGAL. PRESSUPONDO COM BASE EM OFENSA A LEI (REVISTA E ESPECIAL) OU A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (RECURSO EXTRAORDINÁRIO "STRICTO SENSU"), COTEJO, DESCABE O EXAME PRIMEIRO EM TAL OPORTUNIDADE. RECURSO EXTRAORDINÁRIO - EXAME - BALIZAMENTO. APRECIA-SE O RECURSO EXTRAORDINÁRIO EM FACE A DECISÃO DA CORTE DE ORIGEM, DOS FUNDAMENTOS QUE A EMBASARAM E A MATÉRIA NELE VEICULADA, NÃO CABENDO GENERALIZAR O JULGAMENTO DE DIREITO SUBSTANCIAL SOBRE QUAL HAJA PRECEDENTES. NO CASO, A FORMA E ESSENCIAL.
Decisão
Por unanimidade, a Turma negou provimento ao agravo regimental. Ausentes, ocasionalmente, os Senhores Ministros Paulo Brossard e Carlos Velloso. 2ª. Turma, 16.02.93.

Data do Julgamento : 16/02/1993
Data da Publicação : DJ 26-03-1993 PP-05007 EMENT VOL-01697-04 PP-00757
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : AGTE.(S): BANCO DO BRASIL S/A ADV.(A/S): LEOPOLDO MIGUEL B. DE SANT'ANNA E OUTROS AGDO.(A/S): SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO GABRIEL ADV.(A/S): JOSE TORRES DAS NEVES E OUTROS
Mostrar discussão