main-banner

Jurisprudência


STF AI 152116 AgR / RJ - RIO DE JANEIRO AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. OFENSA A PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. ALEGAÇÃO A SER AFERIDA A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. INCIDÊNCIA DAS SÚMULAS 282 E 356-STF. IMPOSSIBILIDADE. 1. A violação a preceito constitucional capaz de viabilizar a instância extraordinária há de ser direta e frontal. 2. É inadmissível o recurso extraordinário quando o tema constitucional suscitado não foi objeto do indispensável prequestionamento. Se o aresto trata pela primeira vez de uma questão jurídica, sem enfrentar aspecto constitucional a ela vinculado, o prequestionamento deve ser feito em embargos declaratórios. Agravo regimental a que se nega provimento.
Decisão
Por unanimidade, a Turma negou provimento ao agravo regimental. Ausentes, justificadamente, o Senhor Ministro Marco Aurélio e, neste julgamento, o Senhor Ministro Francisco Rezek. 2a. Turma, 27.08.96.

Data do Julgamento : 27/08/1996
Data da Publicação : DJ 14-11-1996 PP-44477 EMENT VOL-01850-05 PP-00990
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : AGTE. : BANCO DO BRASIL S/A ADVDO. : IZAIAS BATISTA DE ARAÚJO E OUTROS AGDO. : STANDARD ELETRÔNICA S/A ADVDO. : JOÃO AUGUSTO DE LIMA LUSTOSA E OUTROS
Mostrar discussão