main-banner

Jurisprudência


STF AI 172087 AgR-ED / SP - SÃO PAULO EMB.DECL.NO AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. EFEITOS MODIFICATIVOS. MANUTENÇÃO DO RECONHECIMENTO DA EXIGIBILIDADE JURÍDICO-TRIBUTÁRIA DO FINSOCIAL EM SUA TOTALIDADE. IMPROCEDÊNCIA. 1. Mandado de Segurança impetrado pela contribuinte com o objetivo de se eximir do recolhimento do Finsocial, na forma disciplinada pelo art. 9º da Lei 7.689/88. Acolhida a pretensão deduzida pelo Tribunal a quo, face a sua jurisprudência, porque inconstitucional o art. 9º, segunda parte, da referida lei, sem adentrar-se nas alterações posteriores que deram nova disciplina à Contribuição. 2. Omissão, dúvida e obscuridade no julgado de origem, vícios que, se existentes, haveriam de ser suscitados naquela oportunidade, com a oposição de embargos declaratórios, pois a esta Corte somente cumpre integralizar os seus arestos. 3. Embargos de declaração rejeitados.
Decisão
Por unanimidade, a Turma rejeitou os embargos de declaração. Ausente, ocasionalmente, o Senhor Ministro Francisco Rezek. 2ª Turma, 10.06.96.

Data do Julgamento : 10/06/1996
Data da Publicação : DJ 13-12-1996 PP-50202 EMENT VOL-01854-07 PP-01433
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : EMBTE. : UNIÃO FEDERAL ADVOGADO: PFN - SILVIA MARIA CARNEIRO RIBEIRO EMBDO. : GRAFICA E EDITORA DIAS LTDA ADVOGADO: JOAO ROBERTO GALVAO NUNES E OUTRO
Mostrar discussão