main-banner

Jurisprudência


STF AI 213644 AgR-ED / SP - SÃO PAULO EMB.DECL.NO AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
- DIREITO CONSTITUCIONAL, CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. OPERAÇÕES DE CRÉDITO RURAL. CORREÇÃO MONETÁRIA. AGRAVO. EMBARGOS DECLARATÓRIOS. 1. Como salientado no acórdão embargado, a controvérsia relacionada com a incidência, ou não, da correção monetária na operação de crédito rural, que, aliás, ensejou a edição da Súmula 16 do Superior Tribunal de Justiça, já passou pelo crivo de ambas as Turmas do Supremo Tribunal Federal, prevalecendo o entendimento de que a questão não tem nível constitucional, exaurindo-se no contencioso infraconstitucional. 2. Não há, pois, qualquer omissão a ser suprida, nem obscuridade ou contradição a serem sanadas. 3. Na verdade, estes Embargos Declaratórios têm nítido caráter protelatório. 4. Embargos rejeitados, aplicando-se aos embargantes a multa de 1% (um por cento) sobre o valor da causa, nos termos do parágrafo único do art. 538 do código de processo civil.
Decisão
A Turma rejeitou os embargos de declaração no agravo regimental no agravo de instrumento. Unânime. 1ª. Turma, 28.08.2001.

Data do Julgamento : 28/08/2001
Data da Publicação : DJ 14-12-2001 PP-00061 EMENT VOL-02053-08 PP-01712
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. SYDNEY SANCHES
Parte(s) : EMBTES. : AGAP AGROPASTORIL LTDA E OUTROS ADVDOS. : GÉRSON ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR E OUTROS EMBDO. : UNIBANCO - UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVDOS. : CLÓVIS BRANDÃO NOGUEIRA E OUTROS
Mostrar discussão