main-banner

Jurisprudência


STF AI 334130 ED / RJ - RIO DE JANEIRO EMB.DECL.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
Embargos convertidos em agravo regimental. Caderneta de Poupança. Natureza. Ato jurídico perfeito. - O que está em causa é a questão da ofensa ao ato jurídico perfeito com relação aos agravados em face da agravante, ofensa essa que existe quer a caderneta de poupança tenha a natureza de contrato de adesão, quer tenha ela a natureza de contrato-tipo. Se, pelo reconhecimento dessa ofensa constitucional para favorecer os agravados, a agravante sofre prejuízo em negócios imobiliários com terceiros por imposição estatal, essa questão, para os agravados, é "res inter alios", e não pode afastar a ofensa constitucional por eles sofrida na relação contratual com a entidade financeira. Embargos de declaração convertidos em agravo regimental, a que se nega provimento.
Decisão
A Turma converteu os embargos de declaração no agravo de instrumento em agravo regimental no agravo de instrumento mas, lhe negou provimento. Unânime. Ausentes, ocasionalmente, o Ministro Sepúlveda Pertence e a Ministra Ellen Gracie. 1ª. Turma, 26.02.2002.

Data do Julgamento : 26/02/2002
Data da Publicação : DJ 22-03-2002 PP-00044 EMENT VOL-02062-07 PP-01393
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : EMBTE. : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF ADVDOS. : ANTONIO GILVAN MELO E OUTROS EMBDOS. : PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA GOMES E OUTROS ADVDO. : JORGE DE OLIVEIRA BÉJA
Mostrar discussão