main-banner

Jurisprudência


STF AI 340891 AgR / RS - RIO GRANDE DO SUL AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO NO TRIBUNAL A QUO. NATUREZA PRELIMINAR E PROVISÓRIA. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO INVIÁVEL. 1. O juízo de admissibilidade do recurso extraordinário no Tribunal a quo, por sua natureza preliminar e provisória não vincula a posterior análise no Supremo Tribunal Federal das condições de viabilidade do apelo. 2. O acórdão recorrido não abordou as questões constitucionais debatidas nas razões do recurso extraordinário. 3. A jurisprudência desta Corte reconhece como pressuposto indispensável à admissibilidade do recurso o efetivo prequestionamento da matéria constitucional que o fundamenta. Incidência da Súmula 282 desta Corte. Agravo regimental a que se nega provimento.
Decisão
Por unanimidade, a Turma negou provimento ao agravo regimental. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim. 2ª. Turma, 26.02.2002.

Data do Julgamento : 26/02/2002
Data da Publicação : DJ 03-05-2002 PP-00018 EMENT VOL-02067-05 PP-00986
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : AGTE. : PERY M. COELHO & COMPANHIA LIMITADA ADVDOS.: LUIZ FERNANDO COUTO SCHIAVON E OUTROS AGDOS. : ANTÔNIO CEZAR PEREIRA VIANA E OUTROS ADVDOS.: ADYR NEY GENEROSI FILHO E OUTRO
Mostrar discussão