main-banner

Jurisprudência


STF AI 360265 AgR / RJ - RIO DE JANEIRO AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
E M E N T A: AGRAVO DE INSTRUMENTO - ALEGAÇÃO DE OFENSA AO POSTULADO DA MOTIVAÇÃO DOS ATOS DECISÓRIOS - INOCORRÊNCIA - AUSÊNCIA DE OFENSA DIRETA À CONSTITUIÇÃO - RECURSO IMPROVIDO. O Supremo Tribunal Federal deixou assentado que, em regra, as alegações de desrespeito aos postulados da legalidade, do devido processo legal, da motivação dos atos decisórios, do contraditório, dos limites da coisa julgada e da prestação jurisdicional podem configurar, quando muito, situações de ofensa meramente reflexa ao texto da Constituição, circunstância essa que impede a utilização do recurso extraordinário. Precedentes.
Decisão
A Turma, por votação unânime, negou provimento ao recurso de agravo. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Maurício Corrêa. 2ª. Turma, 13.08.2002.

Data do Julgamento : 13/08/2002
Data da Publicação : DJ 20-09-2002 PP-00109 EMENT VOL-02083-07 PP-01417
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. CELSO DE MELLO
Parte(s) : AGTES. : ESPÓLIO DE JÚLIA RAMOS PRESGRAVE E OUTRO ADVDOS.: MARCOS JORGE CALDAS PEREIRA E OUTROS AGDO. : ESTADO DO RIO DE JANEIRO ADVDA. : PGE-RJ - DANIELA ALLAM GIACOMET AGDA. : COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTOS - CEDAE ADVDOS.: LUIZ EDUARDO LESSA SILVA E OUTROS AGDO. : MUNICÍPIO DE CABO FRIO ADVDOS.: ÁLVARO PESSÔA E OUTROS
Mostrar discussão