main-banner

Jurisprudência


STF AI 660607 AgR / SE - SERGIPE AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Ementa
EMENTA Agravo regimental no agravo de instrumento. Prequestionamento. Ausência. Princípios do devido processo legal e da legalidade. Ofensa reflexa. Participação nos lucros. Legislação infraconstitucional. Precedentes. 1. Não se admite o recurso extraordinário quando o dispositivo constitucional que nele se alega violado não está devidamente prequestionado. Incidência das Súmulas nºs 282 e 356/STF. 2. As alegações de afronta aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, dos limites da coisa julgada e da prestação jurisdicional, se dependentes de reexame de normas infraconstitucionais, podem configurar apenas ofensa indireta ou reflexa à Constituição da República. 3. A natureza jurídica da parcela denominada "participação nos lucros" e o limite de sua incidência em face da restrição imposta em acordo coletivo da categoria é matéria de índole constitucional 4. Agravo regimental desprovido.
Decisão
A Turma negou provimento ao agravo regimental no agravo de instrumento, nos termos do voto do Relator. Unânime. Ausente, justificadamente, o Ministro Ricardo Lewandowski. 1ª Turma, 07.04.2009.

Data do Julgamento : 07/04/2009
Data da Publicação : DJe-099 DIVULG 28-05-2009 PUBLIC 29-05-2009 EMENT VOL-02362-10 PP-01869
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. MENEZES DIREITO
Parte(s) : AGTE.(S): EMPRESA ENERGÉTICA DE SERGIPE S/A - ENERGIPE ADV.(A/S): JÚNIA DE ABREU GUIMARÃES SOUTO E OUTRO(A/S) AGDO.(A/S): JACKSON JOAQUIM DO SANTANA ADV.(A/S): ISMAEL ALMEIDA SANTOS
Mostrar discussão