main-banner

Jurisprudência


STF AO 1023 / PI - PIAUÍ AÇÃO ORIGINÁRIA

Ementa
EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 22ª REGIÃO. MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA ATO ADMINISTRATIVO QUE DISPENSA SERVIDORES OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSÃO NÃO INTEGRANTES DO QUADRO DE CARREIRA DO TRIBUNAL. INEXISTÊNCIA DE SUSPEIÇÃO DOS MEMBROS DO TRIBUNAL. JURISPRUDÊNCIA DO STF. EXCEÇÃO JULGADA IMPROCEDENTE. COMPETÊNCIA DO TRT - 22ª REGIÃO PARA APRECIAR O "WRIT". - Mandado de segurança contra ato administrativo praticado pela juíza presidente do TRT da 22ª Região, que dispensou e devolveu aos respectivos órgãos de origem servidores ocupantes de cargos em comissão não integrantes do quadro de carreira do Tribunal. - Alegada suspeição dos membros da Corte Regional, em razão da conseqüente redução do quadro de pessoal de seus gabinetes. Possível interesse dos magistrados no deslinde do "writ". - Suspeição inexistente, ante a ausência de dados objetivos referentes à parcialidade dos juízes excetos. Jurisprudência do STF. Competência do TRT da 22ª Região para apreciar o mandado de segurança. - Exceção de suspeição julgada improcedente.
Decisão
O Tribunal, por maioria, julgou improcedente a exceção, vencido o Senhor Ministro Relator. Lavrará o acórdão o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Nelson Jobim, Marco Aurélio e Maurício Corrêa, Presidente. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Sepúlveda Pertence. Plenário, 09.10.2003.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. JOAQUIM BARBOSA
Data da Publicação : DJ 04-03-2005 PP-00010 EMENT VOL-02182-01 PP-00027 LEXSTF v. 27, n. 318, 2005, p. 75-86
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. CARLOS BRITTO
Parte(s) : EXCPTE.(S) : UNIÃO ADV.(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO EXCPTO.(A/S) : WELLINGTON JIM BOAVISTA EXCPTO.(A/S) : LAÉRCIO DOMICIANO EXCPTO.(A/S) : FRANCISCO METON MARQUES DE LIMA EXCPTO.(A/S) : FAUSTO LUSTOSA NETO EXCPTO.(A/S) : ARNALDO BOSON PAES EXCPTO.(A/S) : MANOEL EDILSON CARDOSO
Mostrar discussão