main-banner

Jurisprudência


STF AO 263 QO / SC - SANTA CATARINA QUESTÃO DE ORDEM NA AÇÃO ORIGINÁRIA

Ementa
E M E N T A: STF: competência originaria (art. 102, I, "n"). 1. Para aferir-se da existência de maioria não impedida ou suspeita no Tribunal de origem - de modo a afastar a incidência do art. 102, I, "n", CF -, só se contam os juízes efetivos do orgão competente para a causa; precedentes. 2. Se a maioria dos integrantes do órgão especial do Tribunal de Justiça é parte em demanda idêntica áquela na qual suscitada a inconstitucionalidade de leis locais, relevantes para a causa, mais que suspeitos, são impedidos para julgar a argüição, pois o que se decidir se aplicará á demanda de que são autores.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal, resolvendo questão de ordem proposta pelo Relator, declarou a competência do Supremo Tribunal Federal para julgar a argüição de inconstitucionalidade, objeto do processo. Ausentes, ocasionalmente, os Ministros Francisco Rezek e Octavio Gallotti, Presidente. Presidiu o julgamento o Ministro Sepúlveda Pertence, Vice-Presidente. Procurador-Geral da República, Dr. Moacir Antonio Machado da Silva, na ausência ocasional do Dr. Aristides Junqueira Alvarenga. Plenário, 22.3.95.

Data do Julgamento : 22/03/1995
Data da Publicação : DJ 20-04-1995 PP-09944 EMENT VOL-01783-01 PP-00001
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Parte(s) : APTE. : ADOLFO LUIZ DIAS ADVDA. : ROSANGELA DE SOUZA APTE. : ESTADO DE SANTA CATARINA ADVDO. : FRANCISCO GUILHERME IASKE APDOS. : OS MESMOS
Mostrar discussão