main-banner

Jurisprudência


STF AO 406 / RS - RIO GRANDE DO SUL AÇÃO ORIGINÁRIA

Ementa
AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA. MANDADO DE SEGURANÇA. COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PREVISTA NO ART. 102, I, LETRA N, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. SUSPEIÇÃO E IMPEDIMENTO DECLARADOS POR MAIS DA METADE DOS MEMBROS DO TRIBUNAL DE ORIGEM. Impetração em que se impugna norma jurídica em tese. Incidência da Súmula nº 266 do STF. Mandado de segurança não conhecido, com declaração da insubsistência da medida liminar deferida pelo Tribunal cuja incompetência se revelou manifesta.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, não conheceu do mandado de segurança, ficando, em conseqüência, cassada a medida liminar anteriormente concedida. Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Carlos Velloso (Presidente), Sydney Sanches e Marco Aurélio. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Moreira Alves (RISTF, art. 37, I). Plenário, 17.6.99.

Data do Julgamento : 17/06/1999
Data da Publicação : DJ 17-09-1999 PP-00038 EMENT VOL-01963-01 PP-00001
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : IMPTES.: LUIZ FERNANDO MORSCHBACHER ADVDO.: IVO GABRIEL DA CUNHA E OUTRO LIT. ATIVO.: MARIANE BOLZAN ABREU E OUTROS ADVDO.: HERMANN HOMEM DE CARVALHO ROENICK LIT. ATIVO.: LEA TEREZINHA BUSATTO E OUTROS ADVDO.: RENEE MACIEL NASSIF LIT. ATIVO.: BEATRIZ RODRIGUES BARCELLOS E OUTROS ADVDO.: MOGAR ROBERTO SCHIRMER E OUTRO IMPDO.: MESA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ADVDO.: REGIS ARNOLDO FERRETTI E OUTROS
Mostrar discussão