- Anúncio -
main-banner

Jurisprudência


STF AR 1072 / RJ - RIO DE JANEIRO AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
AÇÃO RESCISÓRIA. VIOLAÇÃO AO ART. 462 DO CPC. O ACÓRDÃO RESCINDENDO RECUSOU A ALEGAÇÃO DE NEGATIVA DE VIGENCIA DO ART. 462 DO CPC. NÃO E POSSIVEL AFIRMAR A FALTA DE CONGRUENCIA ENTRE OS FUNDAMENTOS JURIDICOS DO PEDIDO RESCISORIO E OS QUE LASTREARAM O ACÓRDÃO RESCINDENDO. COMPETÊNCIA DO STF. SÚMULA 249. AÇÃO RESCISÓRIA CONHECIDA. NO MÉRITO, A AÇÃO E IMPROCEDENTE. FATO NOVO QUE TERIA OCORRIDO APÓS A SENTENÇA. ALEGAÇÃO EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS. OCORRENCIA AINDA NA FASE DE CONHECIMENTO. DECISÃO SOBRE O PONTO TRANSITA EM JULGADO. ARGÜIÇÃO QUE NÃO SE ENQUADRA NO ÂMBITO DO ART. 462 DO CPC. NÃO SERIA POSSIVEL RESCINDIR A SENTENÇA EXEQUENDA, CONFIRMADA PELO TRIBUNAL LOCAL E PELO STF, COM A INVOCAÇÃO DE FATO NOVO INSUSCETIVEL DE APRECIAÇÃO AO ENSEJO DA LIQUIDAÇÃO DA SENTENÇA. AÇÃO RESCISÓRIA IMPROCEDENTE.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal conheceu da ação. No mérito, por igual votação, julgou improcedente a ação, condenando o autor à perda do depósito inicial e ao pagamento de honorários advocatícios arbitrada em 10% (dez por cento) sobre o valor da causa, devidamente corrigido. Plenário, 05.03.93.

Data do Julgamento : 05/03/1993
Data da Publicação : DJ 10-09-1993 PP-18375 EMENT VOL-01716-01 PP-00058
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : AUTOR: ORLANDO CASSIUS DO REGO MACEDO ADVOGADOS: CYRO AMARO DA SILVA E OUTROS RÉU: PAULO FREDERICO DE ALBUQUERQUE ADVOGADOS: CLAUDIO PENNA LACOMBE E OUTRO
Mostrar discussão