main-banner

Jurisprudência


STF AR 1246 / MG - MINAS GERAIS AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
- Ação rescisória, objetivando rescindir acórdão da Primeira Turma do STF, no AG 98.850-5. Recurso extraordinário. Matéria previdenciária. Agravo desprovido por falta de prequestionamento e por não estar configurada a indicada divergência entre o aresto do Tribunal a quo e a Súmula 359. 2. Incabível a ação rescisória, perante o STF, cujo acórdão não apreciou, em caráter de decisão, o aresto local. 3. Mesmo que se empreste à segunda parte do voto condutor do julgado rescindendo a natureza de decisum de mérito, não houve os invocados erro de fato e violação de literal disposição de lei, eis que compreensão, posterior ao acórdão, da Súmula 359, veio a abranger o empregado sob o regime da CLT. 4. Relativamente à violação da Súmula 359, o acórdão teve em conta a orientação da Corte à época, no sentido de ela se aplicar somente aos servidores civis e militares e não às hipóteses de aposentadoria previdenciária. 5. Ação rescisória improcedente.
Decisão
Por unanimidade, o Tribunal julgou improcedente a ação rescisória e condenou o autor nas custas e honorários advocatícios fixados em R$ 2.000,00 (dois mil reais) e à perda do depósito. Declarou impedimento o Senhor Ministro Sepúlveda Pertence. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Ilmar Galvão e Moreira Alves, e, neste julgamento, os Senhores Ministros Nelson Jobim e Presidente, o Senhor Ministro Marco Aurélio. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Néri da Silveira. Plenário, 22.04.2002.

Data do Julgamento : 22/04/2002
Data da Publicação : DJ 07-06-2002 PP-00082 EMENT VOL-02072-01 PP-00111
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : AUTOR : VIVALDO DO ROSARIO SANTOS MACEDO ADVDO. : HUGO MÓSCA RÉU : INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL - IAPAS
Mostrar discussão