main-banner

Jurisprudência


STF AR 1292 / SP - SÃO PAULO AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
- AÇÃO RESCISÓRIA. - REJEIÇÃO DA PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA. - INEXISTÊNCIA DO ALEGADO ERRO DE FATO COMO FUNDAMENTO A PERMITIR A RESCISAO DO ACÓRDÃO ATACADO POR ESTA AÇÃO, PORQUANTO, SEGUNDO O INCISO IX DO ARTIGO 485 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, SÓ DA MARGEM A OCORRENCIA DE ERRO DE FATO PARA OS EFEITOS DESSE DISPOSITIVO AQUELE QUE EMERGE DOS ATOS E DOCUMENTOS DA CAUSA, O QUE IMPLICA DIZER QUE O ERRO DE FATO DEVE SER AFERIVEL, NA AÇÃO RESCISÓRIA, DO EXAME DOS ELEMENTOS CONSTANTES DOS AUTOS DO PROCESSO CUJA CAUSA FOI DECIDIDA PELO ARESTO RESCINDENDO. - NÃO-OCORRENCIA, NO CASO, DE VIOLAÇÃO LITERAL DE DISPOSITIVO LEGAL. EQUIVOCO, SE EXISTENTE, QUANTO A QUALIFICAÇÃO JURÍDICA DA PRESCRIÇÃO NÃO CARACTERIZA NÃO-APLICAÇÃO DE LEI A CASO A QUE ELA LITERALMENTE SE APLICA. AÇÃO RESCISÓRIA IMPROCEDENTE.
Decisão
Por maioria de votos, o Tribunal julgou improcedente a ação, vencido o Ministro Relator, que a julgava procedente, condenando os autores nas custas e honorários advocatícios em CR$ 1.000.000,00 (Hum milhão de cruzeiros). Relator para o acórdão o Ministro Moreira Alves, Revisor. Procurador-Geral da República, Dr. Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, substituto, na ausência ocasional do Vice-Procurador-Geral da República, Dr. Moacir Antonio Machado da Silva. Plenário, 01.10.92.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. MOREIRA ALVES
Data da Publicação : DJ 25-06-1993 PP-12638 EMENT VOL-01709-02 PP-00314
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : AUTORA: ZULEIKA WAGNER FURLANI ADVOGADO: JOÃO BERNARDINO GONZAGA RÉU: ESTADO DE SÃO PAULO ADVOGADOS: MIGUEL FRANCISCO URBANO NAGIB E OUTRA
Mostrar discussão