main-banner

Jurisprudência


STF AR 1470 / PI - PIAUÍ AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
AÇÃO RECISÓRIA. INCS. V e IX E §§ 1º E 2º DO ART. 485 DO CPC. ERRO DE FATO. INEXISTÊNCIA. VIOLAÇÃO LITERAL DE DISPOSTIVO DE LEI NÃO DEMONSTRADA. IMPROCEDÊNCIA. 1. O erro de fato consiste em a sentença ou o acórdão "admitir um fato inexistente" ou então "considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido", em razão de atos ou de documentos da causa. Não há erro quando a decisão impugnada apenas contraria as pretensões do autor. 2. Os dispositivos legais foram adequadamente abordados no acórdão rescindendo, o que impõe o óbice do § 2.° do art. 485 do CPC. 3. Indispensável que a decisão rescindenda seja manifestamente contrária a norma legal apontada, gerando imperfeição da decisão de mérito que, por esse motivo, não pode subsistir. 4. Permissivos processuais não demonstrados pelo autor, o que impõe a improcedência da presente ação rescisória.
Decisão
O Tribunal, por maioria, julgou improcedente a ação rescisória, vencido o Senhor Ministro Marco Aurélio (Relator), que a julgava procedente. Lavrará o acórdão a Revisora, Ministra Ellen Gracie (Presidente). Ausentes, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello e, neste julgamento, os Senhores Ministros Gilmar Mendes e Eros Grau. Presente o Vice-Procurador-Geral da República, Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, ante a ausência ocasional do titular nesta assentada. Plenário, 29.06.2006.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. ELLEN GRACIE
Data da Publicação : DJ 22-09-2006 PP-00028 EMENT VOL-02248-01 PP-00146 LEXSTF v. 28, n. 335, 2006, p. 76-87
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : AUTOR : MANOEL ALVES DE ANDRADE ADV. : JOSÉ ALCIR BATISTA CAVALCANTE E OUTRO ADV.(A/S) : MANOEL LOPES DE SOUSA REU : ESTADO DO PIAUÍ ADV. : PGE-PI - JOÃO EMILIO FALCÃO COSTA NETO
Mostrar discussão