main-banner

Jurisprudência


STF AR 1740 / PE - PERNAMBUCO AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO RESCISÓRIA. OFENSA À COISA JULGADA (CPC, INCISO IV DO ART. 485). DEVOLUÇÃO DE PRAZO PARA RECORRER. ALEGAÇÃO DE QUE TAL PRAZO SE CONTA A PARTIR DA DATA EM QUE SE APONTA A IRREGULARIDADE NA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO RECORRIDO. PRECLUSÃO. No processo originário, os impetrantes não agravaram da decisão que, ao determinar a republicação do acórdão concessivo da segurança, devolveu ao Estado o prazo para recorrer. Por outro lado, a pretendida intempestividade dos recursos interpostos pela Fazenda -- embargos declaratórios e extraordinário -- não foi oportunamente argüida nas contra-razões dos recorridos. Assim, preclusa a matéria, não cabe reavivá-la em sede ação rescisória, para o fim de desconstituir o acórdão que deu provimento ao apelo extremo. Ação rescisória julgada improcedente.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente a ação, nos termos do voto do relator. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Carlos Velloso e Gilmar Mendes. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenário, 17.11.2005.

Data do Julgamento : Revisor(a):  Min. JOAQUIM BARBOSA
Data da Publicação : DJ 31-03-2006 PP-00007 EMENT VOL-02227-01 PP-00021 LEXSTF v. 28, n. 328, 2006, p. 132-138
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. CARLOS BRITTO
Parte(s) : AUTORES : ABIA GUARANÁ TABOSA E OUTROS ADVDAS. : ANA CLÁUDIA NEIVA COELHO SANTOS REU : ESTADO DE PERNAMBUCO ADV.(A/S) : LEONARDO JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA E OUTRO
Mostrar discussão