main-banner

Jurisprudência


STF AR 732 EI / RJ - RIO DE JANEIRO EMB.INFR.NA AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
VENDA EM HASTA PÚBLICA. FRAUDE A EXECUÇÃO NÃO CONFIGURADA. - O REQUISITO DO PREQUESTIONAMENTO NÃO SE APLICA A RESCISÓRIA, QUE NÃO E RECURSO, MAS AÇÃO CONTRA A SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO, ATACAVEL, AINDA QUE A LEI INVOCADA NÃO TENHA SIDO EXAMINADA NA DECISÃO RESCINDENDA. - A ORIENTAÇÃO DOMINANTE, NA DOUTRINA E NA JURISPRUDÊNCIA, INCLUSIVE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, E A DE QUE A VENDA DE BENS SUJEITOS, EVENTUALMENTE, AOS EFEITOS DA SENTENÇA A SER PROFERIDA EM AÇÃO REAL OU REIPERSECUTORIA, SÓ E PRESUMIDA, EM CARÁTER ABSOLUTO, COMO FEITA EM FRAUDE A EXECUÇÃO QUANDO A CITAÇÃO PARA A DEMANDA TIVER SIDO INSCRITA NO REGISTRO DE IMÓVEIS. AÇÃO RESCISÓRIA JULGADA PROCEDENTE, POR MAIORIA. EMBARGOS INFRINGENTES REJEITADOS.
Decisão
Rejeitados os embragos nos termosdo voto do Ministro Relator. Decisão uniforme. Impedido o Min. Xavier de Albuquerque. T. Pleno, 28.02.80.

Data do Julgamento : 28/02/1980
Data da Publicação : DJ 09-05-1980 PP-03229 EMENT VOL-01170-01 PP-00099 RTJ VOL-00116-03 PP-00870
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SOARES MUNOZ
Parte(s) : EMBTES.: ROTSCHILDS MOREIRA MATOS E OUTRO ADVS.: ANTONIO CARLOS SIGMARINGA SEIXAS E VERA LÚCIA SIGMARINGA SEIAS EMBDOS.: ANTONIO LUCIANO PEREIRA FILHO, SUA MULHER E OUTRO ADV.: CLÁUDIO LACOMBE
Mostrar discussão