main-banner

Jurisprudência


STF AR 896 / PR - PARANÁ AÇÃO RESCISÓRIA

Ementa
AÇÃO REIVINDICATÓRIA. PRESCRIÇÃO EXTINTIVA E USUCAPIAO. O RECONHECIMENTO, QUER DA PRESCRIÇÃO EXTINTIVA, QUER DO USUCAPIAO, NÃO IMPORTA EM INFRINGENCIA DA LITERAL DISPOSIÇÃO DO ART-524 DO CÓDIGO CIVIL. EM PROL DA ARGÜIÇÃO DO USUCAPIAO, COMO MATÉRIA DE DEFESA NA AÇÃO REIVINDICATÓRIA, MILITA A SÚMULA 237. DE SEU TURNO, A INCIDENCIA DA PRESCRIÇÃO EXTINTIVA A AÇÃO REIVINDICATÓRIA. CONSTITUI MATÉRIA CONTROVERTIDA NA DOUTRINA E NOS TRIBUNAIS. INCIDENCIA DA SÚMULA 343. AÇÃO RESCISÓRIA JULGADA IMPROCEDENTE.
Decisão
Julgou-se improcedente a ação, nos termos do voto do Ministro Relator. Decisão uniforme. Impedidos os Srs. Ministros Décio Miranda e o Sr. Ministro Xavier de Albuquerque. Falou pelos autores o advogado Alir Ratacheski. T. Pleno, 27.11.80.

Data do Julgamento : 27/11/1980
Data da Publicação : DJ 19-12-1980 PP-10939 EMENT VOL-01197-01 PP-00071
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SOARES MUNOZ
Parte(s) : AUTORES.: MÁRIO DO NASCIMENTO, SUA MULHER E OUTROS, REPRES. DO ESPÓLIO DE ÁLVARO JOSÉ DO NASCIMENTO ADV.: ALIR RATCHESKI RÉU.: ESTADO DO PARANÁ ADV.: DARIO MARCHESINI RÉU.: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ADVS.: LUIZ CARLOS PUJOL E CARLOS ROBICHEZ PENNA RÉU.: CÍRCULO MILITAR DO PARANÁ ADV.: OLDEMAR TEIXEIRA SOARES RÉU.: FUNDAÇÃO " CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO" DO PARANÁ ADV.: IGOR LUBY KRAVTCHENKO E MANOEL HENQIQUE ROSKAMP
Mostrar discussão